sábado, 19 de setembro de 2009

A História Das Coisas

O vídeo “ A História Das Coisas” faz uma ótima reflexão e uma dura crítica ao nosso ciclo de vida, ou melhor ao nosso sistema de consumo, Até porque como se deixa explícito no filme a nossa vida é consumir, consumir e consumir.Trabalhamos para consumir e nos tornamos apenas um ponto em um sistema linear que rege o Mundo actual, algo insustentável no nosso planeta, pois seus recursos são finitos e nós usamos demasiadamente tudo que podemos sem dar atenção necessária a isso, até porque um dia esse sistema incoerente vai rachar.
Já se sabe que nas três últimas décadas utilizamos cerca de 33% dos recursos naturais da Terra, e um dos grandes culpados por isso no mundo de hoje é os EUA, um país que tem apenas 5% da população mundial mas utiliza cerca de 30% dos recursos mundiais, algo totalmente absurdo, então precisaríamos 5 planetas Terra para suprir a nossa população se todos consumissem ao ritmo deste país. Para deixar claro que realmente estamos destruíndo nosso único planeta já estão sendo exploradas ao máximo 75% das zonas de pesca mundial e 80% das matas naturais já desapareceram do mapa. Acredito que não exista um modo sustentável que consiga aliar a vida que levamos com uma regressão total desse caus gerado por nós mesmos.
Uma das observações que eu considerei mais impressionantes foi a porcentagem de coisas que nós compramos e jogamos no lixo em menos de seis meses, 90% é uma porcentagem enorme de coisas, imaginei-me comprando dez coisas e jogando nove fora ao longo dos seis primeiros meses. Assim vejo como é insustentável nosso modo de vida. De uma forma tosca de se refletir, é verdade, mas também uma maneira simples de se ver esse consumismo desenfreado que nos toma a vida de forma absurda. Saber que vejo ao longo de um dia três mil anúncios me deixou espantado, pois jamais parei para pensar quantas propagandas me seduzir diariamente. Dessa forma é quase impossível fica de fora do ciclo “compra, usa e joga fora”.
A reciclagem que é considerado por nós leigos a grande solução para isso tudo, foi por água a baixo em determinado trecho do filme, explicando que nem se reciclássemos 100% do nosso lixo chegaríamos ao coração do problema. Nosso lixo não é 100% reciclável, pelo contrário quase nada é reciclável,
O mais legal do vídeo é que ele não simplesmente crítica o nosso modo de vida, ele também nos passa uma mensagem de que ainda há solução para isso, é preciso apenas mudarmos nosso sistema linear e tornar um sistema sustentável que não desperdice os nossos preciosos recursos que usamos e já jogamos fora. Precisamos nos unir para destruir esse Mundo horrível, consumista e surreal que vivemos para nos preocuparmos não somente com o nosso planeta, mas com a Terra das próximas gerações.

5 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Ótimo, Vicente!

Apenas gostaria de chamar a atenção para um detalhe: não adianta nós, Brasil, um dos Países do Sul (ou “pobre”, se se preferir) parar de consumir e “eles”, EUA (e Inglaterra, e França, e Alemanha, e... e...), Países do Norte (“ricos”, se se preferir) continuarem a usufruir no mesmo ritmo de hoje, não concordas!? Se isso acontecesse – como já acontece, na verdade – estaríamos apenas deixando de consumir para que eles, de sua parte, possam fazer isso... O que achas!?

Continuemos a pensar, mas sempre, sempre de forma crítica...

Abração do prof.,

Donarte.

Vicente Vanin disse...

Concordo, mas equivocadamente me refiri a 'nós' como Brasil, mas querendo expressar 'nós' como população mundial.

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Prezado Vicente,

Se concordas, penso que é porque entendestes...

Veja que uma pequena palavra pode mudar todo o sentido de um escrito. Por isso, é que devemos procurar sermos bem claros naquilo que escrevemos...

Abraço,

Prof. Donarte.

Vicente Vanin disse...

Sim, compreendo, poderia ter escrito de outra forma, mas já esclareci, não?

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Sim!