terça-feira, 22 de setembro de 2009

QUESTÃO 2

O mundo sempre manteve o seu tamanho original, nunca mudou, o que modificou foi a velocidade com que as coisas se locomovem nele.
A perspectiva do mundo no século XVIII era de um planeta grande que duraria semanas para cruzar um oceano, mas com a melhoria das máquinas, a velocidade de locomoção aumentou, sendo cada vez mais rápido chegar de um país a outro, até de um continente para outro continente. Mas não para por aí, com a quarta revolução industrial, ou seja, a revolução informacional, a internet fez o mundo parecer "minúsculo", pois com o computador em casa, o indivíduo pode estar em todo canto do mundo, a velocidade com que a informação lançada na internet circula é tão grande, que pode-se conversar em tempo real com outra pessoa no outro lado do mundo, mandar vídeos, sons, postar aqui mesmo no blog da turma. Sendo assim, tendo toda a informação do mundo dentro da sua casa.
O mundo tende a "ficar cada vez menor", sempre saindo novidades tecnológicas, os novos celulares ja são fabricados com internet e televisão, não tendo o mundo todo em sua casa, mas na palma da sua mão.

QUESTÃO 4

A primeira revolução industrial foi caracterizada por fábricas e manufatureiras, em cada poema, pode-se perceber que os trabalhadores eram feitos somente para o trabalho, a vida era somente o trabalho. Analizando cada poema e as faces dos operários do quadro de Tarsila do Amaral, percebe-se que eles eram postos em condições subumanas, trabalhando por até 18 horas de trabalho diários nas fábricas, para ganhar muito pouco dinheiro.
Carvão e Ferro são os dois materiais mais citados,por ser a primeira revolução industrial, o carvão é o que movia as máquinas, mostrando como eram sujos os trabalhadores das fábricas, e o ferro era o material a ser manusiado. As fábricas eram literalmente um inferno.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Estimado Marcelo,

O que é que te permite afirmar, na tela da Tarsila, que eles (os trabalhadores) eram submetidos a uma jornada de trabalho de 18 horas diárias!?

Por que interpretas desta forma!? Gostaria de saber...

Att,

Prof. Donarte.