quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A história das coisas

O vídeo de “a história das coisas” fala os problemas sociais e os ambientais criados como é um sistema do nosso hábito de consumista. Annie Leonard explica como funciona o sistema linear do capitalismo, e como isso prejudica o planeta.

Quando surgiram as fábricas, por isso é a época da Revolução Industrial, no século XVIII, é bens de produção e o consumo excessivo é visto pelo movimento ambientalista como o grande responsável pela pressão sobre os recursos naturais, também a manutenção dos padrões atualmente de consumo levará ao esgotamento dos recursos naturais do planeta em futuro e alteração no modo de consumir é utilizando como única solução.

O aumento das populações nas cidades levou maior produção dos itens para alimentá-las, e essa produção exigiu grandes quantidades de fontes de energia como “sujas”, por isso sem falar no próprio lixo que resulta de todo esse processo é despejado de forma imprópria na natureza, e os recursos naturais formam a poluição de ar e solo.

Também se tornaram depósitos de resíduos urbanos e industriais, solo vem contaminado com poluentes químicos não naturais, desse estado de coisas se deve ao uso indevido desses reservatórios naturais, e principalmente do ponto de vista de disposição de resíduos.

A população tem percebido a ameaça de sua existência, e vem reagindo constantemente contra a destruição do meio que a cerca, grande responsável pelo seu viver saudável.

O uso não adequado do solo pode ser uma fonte muito importante de poluição pelo homem em controlar a erosão, e a fonte do solo faz potencial de contaminação dos rios e lagos.

Quando a disposição indiscriminada de resíduos da indústria ou doméstica pode acumular substâncias no solo que podem ser tóxicas pelas plantas, letais aos animais e humano.

Sua importância no ecossistema, o solo ocupa um papel de destaque no controle da qualidade do ambiente, isto é, o controle vai de boa ou má qualidade dependerá bastante de maneira como serão manejadas as reservas, os produtos tóxicos podem ter origem nos resíduos urbanos e industriais.

Quando estes resíduos não apresentam substâncias tóxicas para as plantas a sua disposição no solo constitui uma maneira de reciclar nutrientes importantes para elas ajudando assim na melhoria de fertilidade do solo e muitas vezes proporcionando boas condições físicas para seu cultivo. Em nosso país, em algumas regiões mais populosas e industrializadas a capacidade do ar e da água para reter os resíduos é freqüentemente excedida enquanto que ainda se começou a utilizar esta capacidade do solo.

Será existe outro consumo é possível? É uma questão de hábitos e comportamentos dos consumidores, mas de produção, políticas de desenvolvimento, produtos disponíveis, cultura de consumo.

Será existe outro sistema é possível? Algumas mudanças ao consumo, ainda que representem intervenções pontuais, aparelhos que consumem menos energia elétrica, reuso da água, reciclagem de papel e outros materiais tecnológicos, substituição das sacolas plásticas descartáveis por outras de pano e os bicombustíveis, por exemplo, os alertas sobre a crise ambiental a que ocorrem há décadas.

Então, este vídeo mostra de uma forma bem didática, de fácil entendimento até para crianças, e com poucos e simples recursos, os problemas preocupantes e até assustadores que é o consumo excessivo das pessoas, que principalmente após a segunda guerra, governantes mostram a população, até se utilizando principalmente através da mídia, onde somos diariamente bombardeados com propagandas que fazem a população consumir cada vez mais. Como por exemplo, mudar seu carro que ainda está bom por um mais novo, computadores que em pouco tempo já ficam obsoletos, por outro com uma pequena mudança de peça, mas que o torna mais rápido e poderoso, e a cada 6 meses precisamos descartar o antigo. Não há uma preocupação com o meio ambiente e sim uma ganância e irresponsabilidade das pessoas governantes, empresários, corporações... Que sempre visam interesses próprios, sem preocupação com o futuro de suas próprias famílias e das suas gerações futuras e de toda a humanidade. Há uma exploração e pouca preocupação das pessoas pobres e da saúde delas e do planeta. A extração, produção acontecem for a do nosso campo de visão. A mídia fazendo comprar cada vez mais. A poluição, principalmente da Dioxina, que é a substância mais tóxica feita pelo homem de que a ciência tem conhecimento, e os incineradores são a fonte principal de dioxina. O leite materno que já possui esta substância e passa para as gerações futuras. Temos que alertar para começarmos a mudar a forma de vida nesse planeta, uma nova forma realmente sustentável e de futuro promissor sem destruição.

Háma nova maneira de pensar sobre isso, baseada na sustentabilidade e equidade, química verde, lixo Zero, produção de circuito Fechado, Energia Renovável, Economias Vivas Locais, já está acontecendo, alguns dizem não pode ser realístico, que não pode acontecer. Mas a autora diz que aqueles não acreditam, são aquelees quuerem continuar no caminho anaatigo, isso é sonhar.

O caminho artigo não aconteceu simplesmente, não é como a gravidade com qual temos que conviver, foi gente que criou, e nós somos gente também. Então vamos criar algo de novo”

sustentabilidade e equidade –

sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem prometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. Significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.

A sustentabilidade é compõe a palavra Repensar, por exemplo, reduzir o consumo de recuesos naturais e energia, eliminar substâncias tóxicas, persistentes, propagar o conceito de sustentabilidade, com a energia limpa, substituir materiais virgens por materiais reciclados, abolir envio de resíduos para a destinação final, reutilizar e manufaturar materiais, produtos e equipamentos, e equidade consiste na adaptação da regra existente à situação concreta, observando-se os critérios de justiça e igualdade. Pode-se dizer, então, que a eqüidade adapta a regra a um caso específico, a fim de deixá-la mais justa,e reciclagem não é o suficiente