quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Prova - Recuperação.

Prova - questão 1:

Muitas pessoas (as que não tinham privilégios do Rei, ou seja, a burguesia) se indignavam com o poder do Estando todo nas mãos do Rei. A diferneça era que uma parcela se submetia às ordens reais, e a outra parcela queria mudança, achava que aquela forma de governo não era a ideal. Exemplo disso foi Adam Smith, que escreveu "A Riqueza das Nações". O período da Idade Moderna que "iluminou" os pensamentos do spovos que trabalhavam duro para o Rei (servidão) sem direitos, somente deveres, foi chamado de Iluminismo. O Iluminismo foi a base das Revoluções Burguesas (Francesa, Inglesa, Industrial), quando a Burguesia se revolta contra o poder absoluto do Rei. Alguns historiadores explicam que a Idade Contemporânea tem início nas Revoluções Burguesas, mais especificadamente na Revolução Francesa.
França e Inglaterra, as maiores potências européias da época (acredito que as maiores potências mundiais, também da época) eram inimigas e estavam em intensa disputa de poder. A máquina a vapor é inventada, fazendo com que a produção na Inglaterra crescesse incessantemente, surgindo, então, a produção em série. O carvão e o ferro eram as maiores fondes de energia que havia para que tais máquinas pudessem funcionar. Como as fábricas faziam do local onde se encontravam, o principl local da Inglaterra, os camponeses, atraídos pelas propostas de emprego, saíam do campo e se instalavam nas cidades, urbanizando-as (êxodo rural). A sociedade se modificou, além do meio de produção e dos direitos tabalhistas escassos. Essa mudança na indústria foi denominada Primeira Revolução Industrial.
A Segunda Revolução Industrial foi marcada pela descoberta do petróleo, que hoje é matéria-prima de quase todos os bens que as pessoas possuem. Um país que possui uma grande reserva petrolífera, hoje (e sempre) é reconhecido internacionalmente, como está acontecendo com o Brasil com a descoberta do Pré-sal.
Todas as revoluções acontecem por causa de inovações na tecnologia. Pessoas estudam, pessoas descobrem, pessoas guardam seu segredo, pessoas o revelam à mídia, pessoas ganham dinheiro, muito dinheiro. Tudo o que se descobriu nos últimos dois anos, levava cinquenta anos para descobrir o mesmo número "x" de inovações, isso há 50, 80 anos. Uma das mais recentes tecnologias que marcou a Terceira Revolução Industrial (mas não a mais recente), foi a tecno-ciência (biotecnologia, como exemplo).
A Quarta Revolução Industrial é a mais recente, que é a informacional, onde conseguimos informação em todo lugar, porém, a maioria das pessoas não sabe administrar. Nessa revolução o tamanho das coisas começa a ser relativo, simplesmente porque informação não se pesa na balança, se pensa na mente.

Recuperação - questão 4:

Os poemas se relacionam enquanto o esforço dos operários, a consequência de tal esforço, que seria o cansaço, os sentimentos esvolvidos e necessários para que o trabalho seja realizado. Noto um operário forte, não fisicamente, mas psicologicalmente. Uma pessoa que não tem medo de expor suas ideias, seu interior, se mostrar como pessoa, independentemente do que realiza em seu trabalho, o faz com o coração, de boa vontade. Trata-se, também, do Dia do Trabalhador, datado em maio, dia primeiro. Este dia significa o esforço e dedicação dostrabalhadores do mundo inteiro que foram reconhecidos após as revoluções comunistas.
O Quadro da Tarsila do Amaral mostra a diferença entre os operários, a desigualdade no meio deles. Analisando o modo que ela organizou-os na pintura, podemos perceber uma hierarquia de trabalhadores, onde a cor, o jeito de vestir e a raça dos operários são de fundamental importância para a organização de tal hierarquia. Podemos perceber o cansaço em seus rostos, a insatisfação com a carga horária e com a falta de reconhecimento enquanto eram trabalhadores dedicados. Claro que há exceções, mas como é preciso fazer, então fazer com dignidade e esforço. No quadro de Tarsila percebemos que o esforço é, sim, virtude dos operários., caso contrário não estariam cansados e nem mesmo insatisfeitos com as remunerações escassas, o que diz exatamente os poemas.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Repeteco!?!?!
Tire um dos textos... Mas atenção: tira esse aqui, pois, o primeiro eu comentei acerca da ideia...