terça-feira, 22 de setembro de 2009

Prova - Questão 2 (Kristal Werner)

Olhando um pouco para o passado podemos observar a dificuldade que as pessoas tinham de se locomover, de publicar e, consequentemente, receber informações e também de armazenar as mesmas. Eram meios inviáveis para a população de baxia ou média renda também.
Fazendo esta prova hoje, vejo que as histórias que meus avós me contaram servirão para algo diferente do que me fazer rir e conhecer o passado deles. Para eles, viajar para fora do país era algo fora do possível, pois viajava (de barco) apenas os mais ''poderosos" e "influentes". Avião, para eles, nem existia, e ir de carro só tendo muito dinheiro para o combistível e gás para aguentar horas, dias, semanas e até meses de viagem.
As ligações eram praticamente inviávies pois demoravam horas e horas até conseguir 'contato' com o seu 'destino'. Ligava realmente quem precisasse muito falar com outra pessoa. Normalmente cartas eram mais práticas e, de um ponto de vista 'literário' digamos, mais românticas, mais sentimentais.
Agora, minha mãe me conta de quando meu avô comprou a primeira televisão. A imagem era em preto e branco e na época se vendiam tipo uns papéis celofanes coloridos, para botar na tela para obter uma imagem colorida e, claro, apenas de uma cor.
Eu nasci numa época em que praticamente tudo o que temos até hoje já tinha sido inventado, estava sendou ou em processo de evolução. Pra mim um celular é como um lápis, simples. Agora minha vó a cada um que ganha precisa além do manual a ajuda de algum filho de algum neto. O que eu acho lindo, ingênuo, simples.
O avanço da tecnologia foi tão grande que hoje existem CDs, pendrives, etc que armazenam centenas de milhares de informações, o que antigamente era impossível. Informações que necessitariam de centenas de milhares de papéis para "armazená-las".
Hoje basta eu ligar meu computador que eu tenho um mundo virtual na minha frente. O que minha vó e minha mãe nem sonhavam em ter. Com a minha idade elas ainda acreditavam que no ano 2000 os carros sairiam voando por aí, se desintegrando, etc.
O jovem de hoje obtém muita informação, ele está atolado de informações e o que é pior, não sabe o que fazer com elas. Ele enxerga prticamente tudo o que há de errado mas não sabe o que fazer para mudar, não sabe usar as informações que tem para beneficiar o mundo.
Descobrimos, percebemos na real, que espaço a getne tem e de sobre. O que falta é saber-mos utilizá-lo com sabedoria.
Por estes e muitos outros motivos podemos dizer, e dizemos, que o mundo está tão pequeno. E realmente, o mundo nunca foi tão pequeno!

2 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Kristal,

Penso que, em parte, o jovem não sabe o que fazer com a informação porque não tem, em suas mãos, o poder de que necessita para modificar as coisas... Ou, segundo outro ponto de vista, o jovem não sabe o do poder que tem e que pode ser usado para modificar as coisas...
Prefiro pensar que o jovem não tem consciência do poder que tem em suas mãos... Os jovens deveriam saber que podem se organizar em grupos que, por pequenos que sejam, têm o poder de fazer muito barulho para chamar a atenção no sentido de mudar as coisas... Não achas isso!?

Nos, por exemplo, por mínimo que seja, estamos usando a Internet para construir/ debater sobre idéias...

Abraço,

Prof. Donarte.

Unknown disse...

Concordo contigo. Porém a maioria, na minha opinião, obtém a informação e não luta pelo que deseja. Os jovens de hoje são diferentes neste ponto, pela sua força de vontade que foi perdendo para a vontade de ficar em casa no computador ou para a vontade de sair e se divertir. Atualmente a maioria dos jovens só pensa na diversão. Ou então também não consegue achar um meio de expressar suas idéias e elas acabam ficando nas rodas de conversa... é de se pensar.

Abraço, Kristal Werner.