domingo, 20 de setembro de 2009

Prova!

Questão 1 (refeita)

A Revolução Industrial foi sem dúvida alguma um dos maiores marcos da história, pois constitui em conjunto de mudanças tecnológicas, substituindo a mão de obra humana por grandes máquinas, com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social.

A Revolução se divide em três partes cada uma com suas características, onde a Primeira se baseia na industrialização das cidades e introdução de manufaturas e máquinas à vapor, logo após a segunda tomando destaque na área da mecanização, introdução a transformações metálicas (processo Bessemer - transformação do ferro em aço) e por ultimo a terceira com um grande avanço na robótica e a introdução á tecnologia em nível avançado e computadorizado.

Algumas invenções foram de fundamental importância tomando destaque a máquina a vapor de Thomas Newcomen, a máquina de Hargreaves (capaz de reduzir a 80 kg de fios de algodão) e entre outros.

A grande desvantagem da Revolução foi um número exagerado de desempregados, quando a partir do mercado de trabalho que absorvia todos os braços disponíveis, onde mulheres e as crianças também eram atraídas, ampliando a mão-de-obra e as jornadas de trabalho entre 14 e 18 horas por dia. Os salários, já insuficientes, tinham a tendência a diminuir diante do grande número de pessoas em busca de emprego e da redução dos preços de venda dos produtos provocada pela necessidade de competição. Ainda sim, sem contar que as inovações tecnológicas, substituíam inúmeros trabalhadores que antes eram necessários a produção.

Com aumento das horas de trabalho, baixos salários e desemprego ocorreram certas revoltas. Esses conflitos entre trabalhadores e patrões geraram problemas que com seu aumento, se convencionou chamar de questão social. Os trabalhadores resolveram se organizar em sindicatos para facilitar sua defesa e exigirem seus direitos como: salários dignos e redução da jornada de trabalho.

Questão 4 (Recuperação da prova)

Entre os poemas e a imagem acima podemos assimular com a grande extorsão dos patrões em relação aos deveres dos empregados.

Essa soberania reivindicada pelos patrões se da no inicio da Revolução Industrial onde com o grande salto da produção capitalista, os empregados não tinham nenhuma escolha para impor seus direitos, ou seja, o trabalhador era forçado a trabalhar um número absurdo de horas por dia sem sequer um dia de folga ou até mesmo sem poder retornar a sua moradia, acabando por dormir nas próprias indústrias em que trabalhassem. Alias nem tinham o direito de poder reivindicar um tratamento de melhor qualidade, pois se o trabalhador reclamasse da rotina de deveres seria imediatamente substituído por outra pessoa devido a grande concorrência no marcado de trabalho resultado pela ocupação de maquinas em áreas da mão-de-obra humana.

Até mesmo nos dias de hoje ainda somo extorquidos no trabalho, sendo que atualmente temos os direitos trabalhistas, pelo fato do pouco número de empregados perante o grande número da população, sendo assim a concorrência no mercado se torna muito mais disputada, onde apenas pessoas de grandes qualidades conseguem um trabalho qualitativo.

Gerando os fatores acima toma-se destaque a desigualdade pois apenas pessoas que tiveram um bom ensino escolar vão conseguir se estabilizar nestes empregos, ou seja, o ensino escolar fornecido pelo estado de certa forma e abaixo do nível dos particulares (que cobram um certa taxa por esse recurso), pessoas que não se instalam em bons estabelecimentos, que onde domina a parte do estado, acaba tendo dificuldades para atingir grande altos na vida, não que isso seja um marco impossível, apenas torna-se um pouco mais complicado, mas não e nada que uma vida de dedicação e estudo pelo futuro profissional não resolva.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Estimado Thiago,

A questão 1 evoluiu um pouco em sua argumentação... Mas, ainda assim, falta um fechamento, uma conclusão tua, crítica, manifestando uma opinião, e, até mesmo, uma proposta de solução... Poderiam ter aparecido, também, mais claramente, as diferentes fontes de energia que foram utilizadas nos “tipos” de revolução; essa era “a deixa” o “porquê” de eu ter pedido que o termos “fontes de energia” aparecesse na elaboração do texto...

No que tange à questão 4, gostaria de contra-argumentar que, nem mesmo as pessoas que tem “estudo de qualidade” (como tu chamas) terão garantias de se “firmar” no mundo do trabalho... Temos de ter em mente que muitas pessoas pagam caro pelo estudo (se é que isso é garantia de uma educação de qualidade – mas digamos que seja...) e não fazem a sua parte. Não estudam como deveriam e acabam saindo da escola ou da Universidade com uma péssima formação... Há, ainda, outro ponto, boa formação não garante emprego, pois, o mundo do trabalho está, cada vez mais, eliminando postos... O que você acha disso!?

Continuemos pensando sobre...

Abraço do porf.,

Donarte.