quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Prova

Questão 2 : (Valor - 4,0 pontos)
A afirmação citada no enunciado da questão se refere ao tamanho relativo entre tempo e espaço para a coleta de informações. Antigamente, as pessoas tinham que, na maioria das vezes, fazer viagens longas para conversar com outras ou então lhe mandar cartas, porém todo esse processo era muito lento. Assim foram criando os carros, que tornavam as viagens mais curtas e o telefone. Nese último tinha apenas um problema, as imagens. Como não se podeia mostrar uma imagem por telefone, como não se pode até hoje. Com esse novo problema, o computador foi criado, seguido logo pela internet. As pessoas foram se comunicando por E-Mail, podendo então anexar fotos e vídeos. Sites de relacionamento foram criados (como o Orkut, por exemplo) junto com programas de mensagens instantâneas (MSN e Skype, por exemplo), tornando de mais rápido e fácil acesso o contato com pessoas distantes. A web-can criada um pouco após, nos permite a conversa por vídeo, deixando-nos frente à frente com uma pessoa, podenso conversar normalmente, mesmo de estiverem muito distantes.
O que a afirmação está querendo dizer é que nosso mundo anda resumido em um computador, que nossas informações todas podem ser guardadas em um simples CD ou pen-drive, podendo carregá-lo para onde quizermos. Não precisamos mais fazer imensas viagens para ver e falar com algum conhecido, basta apertar no botão ligar e tudo se resolve.

Questão 4 : (recuperação - valor : 0,8)
Os poemas nos mostram a dura realidade dos operários que, na época tinham seu trabalho explorado. Eles chegavam a ter que dormir nas fábricas, que colocava colchonetes no chão para eles, de tão poucas horas de sono que teriam se fossem para casa dormir. A pintura de Tarsila do Amaral nos mostra a predominancia da pele clara, que nos indica que o racismo está presente. Ao fundo, na gravura, podemos ver as chaminés das fábricas, que indicam que eles são operários. Podemos notar que todas as faces estão sérias ou triste, nos mostrando a exaustidão e o sofrimento deles. Não temos como imaginar os sentimentos dessas pessoas, já que, graças à um grupo que reivindicou seus direitos no passado, criando, assim, o Estatuto do Trabalhor, onde todos os direitos dos trabalhadores viraram lei.
Mas é claro que, como em todas as leis, tem gente que as quebram, utilizando o trabalho em condições precárias. A maioria dessas pessoas usam o mesmo tipo de trabalho até com crianças, agravando a situação, já que algumas delas morrem enquanto trabalham.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Parabéns, Débora!

Foste a única, até agora, que percebeste as chaminés ao fundo da tela...

Pergunto, com relação a tua crítica, e hoje!? As coisas mudaram muito!?

Até mais,

Prof. Donarte.