quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Revoluções Industriais e suas relações

A estrutura sócio-econômica encontrada atualmente tem sua consolidação durante o século XVIII para XIX. Neste período, havia certas modificações acontecendo na área econômica e no modo de produção na Inglaterra e logo após para o mundo inteiro. A isso, caracterizamos de Revoluções Industriais. Tinha-se certa inquietação da parte dominante da população em busca de novas formas de produzir, para assim, poder gerar lucros, o que traria poder.
Ambas as três tiveram como principal característica a utilização de novas máquinas e o aprimoramento destas. O que, consequentemente gerou novas formas de tecnologias, que propuseram as quais utilizamos no século XXI. Todas as três, tiveram como palavras chaves, importantes descobertas com as quais foram caracterizadas.
Na primeira o grande foco foi à máquina a vapor, que impulsionou as fábricas têxteis, onde na verdade ocorria um ciclo. Com a máquina se tinha maior produção, o que gerava mais lucro, e que era investido em novas outras máquinas. Na segunda, o petróleo foi o destaque da vez, o que graças a maior potência e eficiência dessa forma de energia, intensificou no processo de ampliações tecnológicas. Já na terceira, os avanços da ciência e da tecnologia abriam olhos ambiciosos do capitalismo, junto com o surgimento de novas formas de trabalho.
A vida da sociedade européia estaria, mesmo que de forma inconsciente, sendo modificada. Novos horizontes se ampliaram nos olhos burgueses. Olhos para o futuro. Olhos para a expansão. Direitos trabalhistas foram reivindicados. Superlotações nas grandes cidades. Exploração dos trabalhadores. Êxodo rural como uma chance de uma vida melhor. Camponeses de pequenas cidades migravam para as cidades maiores em busca de trabalho e acabavam sendo explorados nas grandes fábricas. Isso se dessem sorte. Outros acabavam ficando nas margens das cidades. Daí o termo marginalização. E diversos de outros fatores que influenciaram diretamente em nosso modo de vida, na maneira como pensamos e na estrutura dos países que têm como foco o dinheiro e mais dinheiro. Mas acima de tudo, essas revoluções tinham como principal objetivo o de transformar para sempre a área econômica mundial.

2 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Pegaste muito bem o objetivo: transformar... É esse mesmo!? Não há outro mais objetivo!?

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Quis dizer: não há outro objetivo mais objetivo!? Estranha a pergunta, não!? Mas é isso mesmo que quero perguntar...