domingo, 20 de setembro de 2009

Prova

Questão 1 (Recuperação) - A Revolução Industrial foi dividida em três fases: a primeira, na qual o que marcou foi a produção têxtil, produção manufatura, tanto no espaço urbano quanto no rural. No urbano em grandes indústrias e no rural na parte de agricultura, isso quando o homem era quem fazia tudo, ou seja, antes de serem substituídos pelas máquinas, que por sua vez passaram a aumentara produção.
Isso só passou a acontecer na segunda fase da Revolução Industrial, quando surgiram novas fontes de energia, como a eletricidade, deixando os trabalhadores para trás utilizando máquinas que produziam mais dando mais lucro e deixando mais pessoas desempregadas, e diminuindo muito o rendimento e consequentemente a produção dos artesões.
A terceira fase foi em que marcou as inovações tecnológicas, quando surgiu o motor a diesel, locomotiva, rádio, cinema (que desde então já evoluiu muito) e etc.
Está muito mais do que claro que a indústria já evoluiu muito desde a primeira fase até agora, a tecnologia cresceu absurdamente, e isso foi algo muito significativo, isso fez as coisas estarem como estão hoje.

Questão 2 - Como está sendo dito na expressão e representado nas figuras ao lado, o mundo nunca foi tão pequeno devivo aos meios de comunicação, transporte que estão cada vez avançando mais, a tecnologia é algo que cresce e surpreende a cada dia que passa. Antigamente para fazer uma ligação do Brasil para o Japão, por exemplo, era necessário esperar por horas, as vezes só conseguindo falar com a pessoa no dia seguinte. Hoje em dia ligar para um país que fique do outro lado do planeta é tão simples quanto ligar para um vizinho. Além disso há outro meio de comunicação que vem sendo utilizado por grande maioria da população, desde crianças até os de mais idade. Claro que muitas das pessoas de bem mais idade ainda não trocaram suas cartas, telegramas que demoram semanas para chegar ao seu destino. Mas enfim, esse novo meio de comunicação é a Internet. É possível se comunicar com alguém em questão de segundos, mandando E-Mails, recados no orkut, MSN, Skype e por aí vai uma infinita lista de programas e sites gratuitos.
Por motivos assim é que a expressão dada no enunciado é tão usada, pelo fato de ser tão fácil, simples e rápido fazer coisas que antigamente demoraria muito, por parecer que estamos todos no mesmo bairro, digamos assim, sendo possível fazer o comércio de mercadorias em questão de algumas horas, não só o comércio, mas qualquer outro tipo de "relação" entre países, como se o mundo fosse tão pequeno a ponto disso. Mas na realidade o que está crescendo é a tecnologia, e consequentemente "diminuindo" o mundo!

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Estimada Thiele,

Na questão 1, ainda não aparecem as fontes de energia que foram mais utilizadas nos “tipos” de revolução...

Na questão 2, tu fazes uma análise mais focada nas pessoas que usam o MSN, o Skype, etc. Poderias ter avançado mais e contextualizado, ou seja, dar também um exemplo de transformações socioeconômicas que o “encolhimento” do mundo provoca nas atividades humanas...

Continue pensando...

Até,

Prof. Donarte.