segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Questões Prova

Questão 1:


Na Europa, século XVIII, a maioria dos trabalhadores faziam artesanatos e era o que sustentava as suas famílias, quando aconteceu a Revolução Industrial, muitas mudanças aconteceram, em todas as áreas da economia. Trabalhadores que antes eram artesões do espaço urbando e rural agora eram as ''máquinas'' das fábricas, e também com a mudança toda, aconteceu o êxodo rural, muitos homens foram desempregados e substituídos pelas máquinas, poucos homens continuaram ainda trabalhando, mas como operadores das máquinas. Todas as inovações tecnológicas que estavam sendo feitas na época, prejudicavam os trabalhadores, cada vez mais, tirando os seus sustentos. Com a descoberta de novas fontes de energia como, carvão, a eletricidade, a máquina a vapor e o petróleo, os trabalhadores começaram a tentar criar os sindicatos, no qual o objetivo era de recuperar seus empregos, nos sindicatos eles faziam greves, e alguns de movimentos até usavam a violência.

Questão 3:

Na expressão ''O mundo nunca foi tão pequeno'', o que está tentando se expressar é que no mundo de hoje, para saber qualquer notícia que aconteceu á milhões de quilômetros de onde uma pessoa está, é muito fácil e rápido, em segundos a pessoa sabe de toda a notícia, que horas aconteceu, etc...E a 500 anos atrás você iria demorar no mínimo dias para descobrir qualquer notícia. Isso tudo de espaço e tempo na comunicação eletrônica de hoje, não é mais um problema, tudo parece ser muito simples, isso tudo pode ser chamado de uma Quarta Revolução Industrial, que é as inovações tecnológicas que andam acontencendo no mundo de hoje, tudo isso também pode ser problema, um exemplo é de ter algo em secreto em algum governo de algum estado do Brasil, e a imprensa decobrir, naquele mesmo minuto a imprensa do Japão já estaria sabendo, falta de privacidade e coisas que não deveriam acontecer por notícias.
Resumindo, o espaço e o tempo hoje, praticamente não são mais considerados na área da comunicação, toda notícia que deveriam ou não saber, já está ''correndo'' por celulares, computadores, televisores, etc...

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Guilherme,

Parece que algo ficou pela metade em tua questão 1; faltou um fechamento, uma conclusão...

Com relação à questão de número 2, perguntar-te-ia: quais as conseqüências socioeconômicas do “encolhimento” do espaço pelo aumento da velocidade?!

Pensemos mais profundamente sobre...

Abraço,

Prof. Donarte.