sábado, 19 de setembro de 2009

Prova, questões 2 e 4.

Questão 2:

Hoje em dia usa-se cada vez mais a expressão ' o mundo nunca foi tão pequeno' para definir que a velocidade com que as informações chegam ao seu destino é cada vez mair, portanto o espaço de tempo para que ocorra isso é menor.
Antigamente era muito demorado conseguir uma ligação para um local distante, o japão por exemplo, demorava até um dia para que ocorresse essa comunicação. Hoje temos vídeo conferências ao vivo e nos comunicamos praticamente em tempo real com pessoas a milhares de quilômetros de nós. Devido a esses avanços tecnológicos nós dizemos que o mundo está pequeno, e realmente está para nós ele está “pequeno”, mas não geográficamente falando e sim tecnológicamente falando pois não existem mais barreiras entre nós e as diferentes partes do mundo.
É possivel se comunicar com qualquer ponto do globo terrestre usando os avanços informáticos que nos é proporcionado. Portanto, para mim, o mundo realmente está pequeno, mas também interligado por “fio” invisíveis que nos permitem estar perto de alguém virtualmente.
Pode-se dizer ainda que esse encolhimento dá-se devido a necessidade do homem de estar em diferentes locais em um espaço de tempo curto, todo esse avanço foi acontecendo para que se ganhassemos tempo. Isso também era inevitável, conforme o tempo passasse as distâncias iriam diminuir devido a tecnologia.
Essa expressão tembém tem grande relação com a Quarta Revolução Indutrial, até porque essa informatização é a cara dessa revolução. Claramente notamos que a globalização se da também através dessa informatização e dessa interação virtual das pessoas. Grandes trasações internacionais se dão por internet, denotando-nos que a informatização se da explícita nos dias atuais.

Questão 4:

É notável que os textos e a gravura acima citam a vida de um trabalhador. No primeiro poema o autor fala das indústrias, peça chave nas “Revoluções Industriais”, e mostra que assim como uma indústria que por sua chaminé libera fumaça um trabalhador industrial precisa coragem para seguir seu trabalho nos fornos temperadores de ferro, mostrando o quanto penoso é trabalhar em um local desses. O segundo poema deixa explícito a insatisfação do povo com seus locais de trabalho que acabam por sair as ruas em protestos por melhores condições trabalhistas, isso tudo na Revoluição Industrial. Primeiro de maio, o dia do trabalhador, que no texto deixa a mostra o quão feliz o operário está com o seu dia.
A tela de Tarsila de Amaral mostra os operários de uma indústria, todos juntos, mostrando que na época da Revolução os homens e mulheres se uniram para reivindicar seus direitos.
Todas essas mensagens nos remetem a 1ª Revolução Industrial, onde os trabalhadores estavam exaustos de suas jornadas de trabalho, sem direitos a nada. Tamanho era o descontentamento que as pessoas tomaram coragem, uniram suas forças e saíram para protestar e conquistar direitos. Sindicatos surgiram e pessoas começaram a trabalhar de forma digna.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Vicente,

Com relação a esta passagem: “Pode-se dizer ainda que esse encolhimento dá-se devido a necessidade do homem de estar em diferentes locais em um espaço de tempo curto, todo esse avanço foi acontecendo para que se ganhassemos tempo”, pergunto: por quê!? Por que a humanidade (ou o homem, ou alguns homens) têm essa necessidade!?

Claramente, tentas seguir meu conselho e explorar as conseqüências socioeconômicas do “encolhimento” do mundo... Isso se vê aqui: “Claramente notamos que a globalização se da também através dessa informatização e dessa interação virtual das pessoas. Grandes trasações internacionais se dão por internet, denotando-nos que a informatização se da explícita nos dias atuais”. Leia, em silêncio, para ti mesmo essa passagem... O que achas dela!? Poderia ter sido escrita de outra forma!? É só isso ou tem algo mais!? Há erros de grafia (sorriso)!?

Com relação à tela de Tarsila do Amaral, sugiro que olhes na Internet côo ela é originalmente (a reprografia do quadro na prova não permite uma análise mais acurada. Então, feito isso, após teres olhado a tela de Tarsila na Internet, pergunto: o que há ao fundo!? Na paisagem!? Por quê!? Agora entendemos ainda melhor o nome da tela!?

Continuemos pensando...

Abração do prof.,

Donarte.