domingo, 20 de setembro de 2009

PROVA DE RECUPERAÇÃO

QUESTÃO 2:
A expressão "o mundo nunca foi tão pequeno" é bastante utilizada até hoje, isso se dá ao fato de que a medida que o tempo foi passando, o mapa foi se encolhendo, isso aconteceu pelo fato das inovações nos transportes, que foram ganhando espaço cada vez mais. A velocidade nos primeiros transportes era baixíssima, ao longo do tempo foram aumentando e se aperfeiçoando.
Referente á segunda imagem, nos permite analisar o avanço tecnológico. A rapidez com que conseguimos enviar um E-Mail,é surpreendente.
Com a tecnologia presente, podemos nos comunicar com pessoas do outro lado do mundo, podemos conversar ou vê-la, seja por telefone ou Internet, ao invés de nos deslocarmos até lá.
Hoje em dia, temos acesso á tudo, podemos pesquisar, encontrar pessoas que perdemos contato há um tempo, encontrar um namorado(a), fazer novas amizades, ler livros ou artigos, comprar, vender, dentre outras coisas, sem ao menos nos levantarmos da cadeira.
Usar a expressão "o mundo nunca foi tão pequeno", está correta, pois ela não diz nada mais que a verdade, e, segundo previsões tecnológicas, tende a diminuir mais, e muito mais.

QUESTÃO 4:
O primeiro poema, retrata á vida de um operário que vive intensamente no seu trabalho, que é o seu trabalho, e faz tudo para o seu trabalho. Passa horas e horas só trabalhando, assim não sobra tempo para o lazer, para ir ao cinema, ao parque, ao teatro, em praças ou até mesmo em shopping.
O segundo poema, retrata sobre o feriado de 1º de Maio, que é o dia Internacional do trabalhador, ou seja, todo mundo merece uma folga, e o operário está trabalhando, porém cansado.
Na Tela ‘Operários’ de Tarsila do Amaral, levamos em conta, que há preconceito. O preconceito não está só por haver menos negros do que bancos. Mas também por haver menos mulheres em relação aos homens. Esse preconceito não está somente ilustrado na tela, em todas as partes do mundo, há diferentes raças, cores, culturas e religiões, e muitas vezes isso leva ao preconceito de muitas pessoas. Se em um assalto ficam em dúvida em quem acusar, e há um negro e um branco, muitas vezes irão acusar o negro. Se um estiver de terno e o outro menos arrumado, com uma roupa mais simples, não irão acusar o bem vestido e sim o mal vestido.
A relação dos dois poemas e da tela, com as aulas que tivemos durante o trimestre, se deu ao marco da Primeira Revolução Industrial, assim que surgiram as fábricas,e as indústrias, na qual foi uma revolta contra o modo de produção, que passou a ser capitalista.
Taís Amado

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

O que poderia ser escrito a mais sobre:

- o dia do trabalhador...

- a tela de Tarsila (em forma de pirâmide)...

- o fundo, a paisagem da tela de Tarsila...

- as consequências socioeconômicas do "encolhimento" do mundo...

Pensemos sobre...

Abração do prof.,

Donarte.