quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A história das coisas

O vídeo ‘A história das coisas’ faz uma crítica ao sistema capitalista e os efeitos do consumismo nas sociedades e no planeta, o que muitas vezes é escondido de todos e é muito pior do que pensamos. Vivemos hoje num mundo baseado no consumo, e que comprar cada vez mais é uma forma de não sairmos da moda, muitas vezes acabamos sendo influenciados pela mídia, comprando coisas que até nem precisamos. Depois, acabamos jogando tudo isso fora, e a maneira que usamos para descartar esse lixo, libera toxinas que são prejudiciais á saúde.
Ele explica de uma maneira muito clara o grande erro da nossa sociedade, que é achar que nosso planeta é capaz de fornecer ao nosso sistema produtivo e ao nosso modo de vida todos os recursos que precisamos, sem pagar nada ou sofrer alguma consequência por isso. Ele mostra como nós, os consumidores, contribuímos para criar um sistema econômico totalmente errado, e as péssimas consequências que isso tem causado à sociedade e ao planeta.
Da extração, produção até à distribuição, a cadeia produtiva afeta nossas vidas de uma maneira que muito poucos percebem. A histórias das coisas serve como um alerta, já que tenta nos dar um visão geral, nos conscientizar a respeito do problema e de como novos conceitos como sustentabilidade e energia renovável, podem ajudar a mudar esse quadro lastimável criado por nós mesmos.

Um comentário: