segunda-feira, 21 de setembro de 2009

"The Story of Stuff"

O vídeo de Annie Leonard nos mostra a realidade do sistema, em que se inicia pela extração, produção, distribuição, consumação e disposição.

Agora, para que tudo isso ocorra, é necessário que haja pessoas para trabalhar dentro desse sistema, em que alguns tem mais poderes que outros, dois deles são governo e as corporações, onde o governo bajula as corporações, que se tornaram maiores do que o próprio governo, e ao invés do governo ser do povo, ele é das corporações.

Nós, estamos extraindo mais que o próprio planeta pode repor,a assim desmatando floresta, matando animais, e prejudicando o meio ambiente. Quando começamos a produzir, misturamos produtos químicos e criamos produtos tóxicos, e as pessoas que trabalham nas indústrias são mais prejudicada por que estão diretamente em contato com tais, e a maioria são mulheres que ainda tem idade para engravidar, e ainda há a poluição liberada pelas fábricas, ou seja tudo que entra é tóxico e tudo que sai é ainda mais tóxico. A distribuição é a venda dos produtos, onde o objetivo é manter os preços e vender, mas percebemos que o que pagamos por certos produtos não equivale ao que realmente deveríamos pagar, pois exploramos as matérias primas do planeta e exploramos as pessoas que trabalham na produção. Em seguida temos a consumação destes produtos, em que o principal objetivo do homem é consumir e consumir até não poder mais, pois nos dizem, se você não tem a última versão de tal produto você não é nada, mas e aí? Só por que deixei de comprar uma coisa em que em seis meses todos vão deixar de usar, e fazer mais lixo? E quando deixamos de usar o objeto colocamos no lixo, e lixo é incinerado e logo após é enterrado no aterro, e aí, quando essas coisas são queimadas o que acontece com as toxicinas? Vão tudo poluir o ar, mar e a terra. Uma coisa que pode nos ajudar é a reciclagem, infelizmente não vai salvar o planeta mas vai ajudá-lo, até mesmo por que há produtos que não pode ser reciclado, mas e aí, vamos cada um fazer a sua parte.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Estimada Vanessa,

Segundo teu próprio argumento, retirado do filme, a reciclagem não vai salvar o planeta, e, tenho até lá as minhas dúvidas com relação a efetiva ajuda que isso possa representar...
Então, sendo assim, o que, efetivamente, pode vir a salvar o planeta!?

Pensemos sobre...

Abraço do prof.,

Donarte.