segunda-feira, 21 de setembro de 2009

The Story of Stuff (A História das Coisas)

Quando olhamos um produto novo, uma blusa nova, um novo aparelho de ouvir musicas ou um novo celular, achamos o máximo, bonito, interessante, ficamos impressionados com a sua tecnologia avançada, mas não pensamos no quanto de poluição esse produto gerará para ser formado e quando liberará para o meio ambiente quando será substituído por um novo produto. Isso mostra no documentário “The Story of Stuff, A história das coisas”, Annie Leonard nos passa a verdadeira história de como tudo é feito, gerando muita poluição, o que certamente muitos não pensam, a realidade do sistema, em que se inicia pela extração, produção, distribuição, consumação e disposição.

Pessoas consumistas é o que mais há neste mundo, que compram, compram e não se dão conta de que podem ficar com seus produtos por um tempo mais prolongado, mas o que as empresas dizem não é isto, para elas, nós consumidores devemos comprar, e cada vez mais que comprarmos mais iremos ser felizes. Para ocorrer o processo do sistema, tem que haver pessoas dispostas a trabalhar, umas com mais privilégios que as outras ou ganhando mais.

Nosso planeta está com um alto índice de desmatamento, principalmente o desmatamento florestal, que é o mais precioso que precisamos, pois são as árvores que nos fornecem o ar puro para respirarmos, nos Estados Unidos há menos de 4 % da floresta natural, este desmatamento todo é para extrair as matérias primas que são utilizadas para fazerem determinados produtos, este produto que é feito para ser usado por meses e depois jogado no lixo, poluindo o solo, pois tem uma decomposição alta que pode durar centenas de anos para se decompor. A água também é o que mais poluímos, em um ato de jogar um papel de bala no chão, estamos também poluindo a água, pois com as chuvas fortes, as cidades podem inundar assim o pequeno papel de bala se juntando com outros bilhões de papeis, gera a poluição, mas a água é o que bebemos, estamos poluindo algo que precisamos, algo que não podemos viver sem.

A reciclagem é uma das soluções, não para salvar o planeta por totalmente, mas sim para amenizar toda essa poluição, muitos produtos não são recicláveis, e ainda continuam poluindo o meio ambiente, mas se pudéssemos “enfiar” na cabeça das pessoas que devemos reciclar, que assim estamos salvando o nosso planeta, seria muito mais fácil de reverter esta poluição.


Por Francine Hanke

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Belza, Francine!

Mas, o vídeo é realmente muitíssimo crítico... Lembra o que ele diz com relação à reciclagem!? Ela é solução definitiva, ou a solução definitiva passa pela mudança de hábito/ cultura!?

Pensemos sobre....

Abraço do prof.,

Donarte.