terça-feira, 22 de setembro de 2009

A História das Coisas

Grande parte da população mundial é consumista, tem sempre que comprar os produtos de última geração, os celulares mais modernos, os computadores com a tecnologia mais avançada. Mas para trocar de aparelho eletrônico, é preciso jogar o antigo fora. Antigo esse que as vezes nem é tão antigo, mas como tem um lançamento então o aparelho comprado mês passado já é considerado velho. E o que as pessoas não se importam muito é em como a natureza sofre para que cada dia aparelhos novos sejam produzidos e lançados no mercado. E ainda, depois que é usado e descartado, vai causar mais danos poluindo o mundo que cada vez mais acumula lixo.
No vídeo "A História das Coisas" são abordados vários assuntos, de onde vem e para onde vai tudo oque compramos, tudo oque a mídia não diz só para você continuar comprando sem se preocupar se isso vai te afetar ou afetar o seu meio ambiente de alguma maneira. Para começar, na produção precisa-se de pessoas trabalhando e muitas delas exploradas, trabalham mais do que suportam em troca de um salário que não compensa nem metade dos seus esforços. Sem contar a quantidade absurda de produtos tóxicos que são lançados na natureza, que é com certeza a maior prejudicada de tudo isso.
Mas eu acho que a situação atual já saiu do controle, não há muito que se possa fazer quando é a grande indústria que controla toda essa produção/consumismo exagerados. A indústria lidera também a publicidade, que é a grande responsável por fazer suas propagandas, divulgar seus produtos, além de botar na cabeça das pessoas que se você não comprar seu aparelho de última geração então você não é tão bom quanto quem tem aquele aparelho. Se você não trabalhar então não vai conseguir pagar aquele celular caríssimo que comprou, então você vai se estressar cada vez mais por excesso de trabalho e tudo isso pra que? Pra que todo o seu dinheiro suado seja gasto para satisfazer sua necessidade de estar atualizado no mundo das inovações tecnológicas. Isso não faz muito sentido, já que muitos dos recursos nem são tão necessários.
E oque todos já estão cansados de ouvir, é que falta a conscientização da população em ter melhores hábitos e principalmente reciclar tudo oque jogar fora porque isso ajuda e muito a situação das nossas matas. Porém quanto à todo esse processo de mutilação da natureza mostrado no vídeo, quem controla tudo isso é a indústria e acho difícil ela investir mais em preservar o meio ambiente. Afinal, oque importa mais é o dinheiro, o lucro. A vida da Terra fica em segundo plano

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Estimada Carolina,

E o que tu fazes relativamente a isso!?

Conte para nós...

Abração do prof.,

Donarte.