sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Primeira Revolução Industrial
Essa Revolução teve duas grandes e importantes invenções: a ciência descobriu a utilidade do carvão como uma fonte de energia, a partir disso foi desenvolvida a máquina a vapor e a locomotiva. Ambos foram determinantes para facilitar o transporte de matéria-prima e distribuição de mercadorias, com isso um novo meio de locomoção. A produção têxtil foi a primeira a utilizar a máquina a vapor. A utilização de máquinas nas indústrias proporcionou uma grande produtividade, com isso milhares de pessoas deixaram o campo para ir para cidade. Com esse crescimento populacional os centros urbanos ficaram cheios, modificando de maneira drástica a paisagem urbana, as cidades não suportaram o grande numero de pessoas de forma planejada, com isso surgiram bairros compostos por trabalhadores pobres.
Segunda Revolução Industrial
Está Revolução foi constituída em grandes mudanças tecnológicas, com um profundo impacto no processo de produção em nível econômico e social. Com inicio na Inglaterra, expandiu-se pelo mundo. Ao longo desse processo, a era agrícola foi superada pela máquina, foi substituindo o trabalho humano, diante disso surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos. Essa transformação foi possível devido à combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor.
Terceira Revolução Industrial
Teve inicio após a Segunda Guerra Mundial, com uma revolução da tecnologia da informação, tendo por base o desenvolvimento da eletrônica, tem característica pelas indústrias avançadas, com centros de pesquisa formada por cientistas e constituída por uma paisagem de edifícios. A globalização complementa a produção. Um bom exemplo é a indústria automobilística: boa parte dos componentes são fabricados em diferentes locais, montado em uma outra indústria. Esse novo pensamento da localização industrial tem provocado uma autonomia na indústria, que se organizam em torno de grandes informações. Em virtude desses aspectos inovadores, o novo espaço industrial sai um pouco das velhas áreas metropolitanas e se instala em novas regiões caracterizadas por muita tecnologia.
Estamos nos encaminhando para uma Quarta Revolução Industrial
O mundo encontra-se em uma nova revolução industrial, de fato a Quarta Revolução Industrial já está acontecendo, mergulhado nela: trata-se de uma transformação radical dos processos e produtos de nossa atual civilização industrial por meio de uma aplicação de utilidades da vida diária. Essa revolução é bem mais importante, e mais desafiadora do que as três revoluções anteriores desta sociedade industrial.

Nenhum comentário: