domingo, 20 de setembro de 2009

Prova

Questão 01.

Junto a Primeira Revolução Industrial se deu o início de grandes inovações tecnológicas. A primeira invenção, que foi o marco da Revolução, recebeu o nome de máquina a vapor. Com essa nova criação, a burguesia verificou um aumento na produção de trabalho, dando início as indústrias. Os pequenos artesões, que apenas trabalhavam com o auxílio de ferramentas, tendo mais mão-de-obra, já não tinham mais lucro, pois as novas máquinas estavam gerando uma melhor produção nas fábricas, tirando assim seus trabalhos.
Na segunda e terceira fase da Revolução Industrial, as formas de utilização das fontes de energia evoluíram muito. Descobrem então, o petróleo como combustível, dando mais potência aos motores.
A burguesia empresarial, que eram os donos das fábricas e do comércio, precisa de homens para trabalhar nas indústrias, e quem vai trabalhar são os trabalhadores rurais e dos campos, que antes eram artesões. A manufatura, trabalho feito a mão, mas com a utilização de pequenas máquinas, cresce muito mais. Com o crescimento das máquinas são necessários mais trabalhadores, e se dá o início do êxodo rural, que são pessoas que saem das suas cidades em busca de melhores condições de vida e emprego, criando-se concentrações nos centros urbanos. Essa expanção do capitalismo gerou uma exploração para com os trabalhadores, que ficavam nas fábricas até dezoito horas trabalhando, tendo que dormir nelas e tinham um pequeno colchão ao lado das máquinas. Isso gerou revoltas e conflitos entre patrão X empregado.

Questão 02.

Com novas invenções criadas no mundo, desde o século XVII, a tecnologia vem crescendo de uma forma inacreditável. Temos um mundo cada vez menor em espaço e grande em termos de avanço tecnológico. Podemos comparar com antigamente. Nos anos 60, não havia um dito centro urbano, e hoje, mal podemos andar no centro de Porto Alegre sem "esbarrar" em alguém. Isso se deve a superlotação dos centros urbanos, que cada vez mais necessitam de empregados para trabalhar. Outro exemplo de um grande centro urbano aqui no Brasil, é São Paulo. Não tive a oportunidade de conhece-la, mas constatei que só ao respirar inalamos inúmeras substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde. Isso acontece devido as muitas fábricas, indústrias e usinas que poluem o oxigênio. Por este motivo, pessoas vão para os campos descansar, por lá ter "ar puro", sem fábricas. Mas essas cidades que possuem os centros urbanos, não estão preocupados com a natureza ou com a poluição que causam, e sim pelo lucro que ganham gerando produção.
O mundo diminui pelo crescimento da tecnologia. Cada vez mais temos novas invenções, como os aviões, os jatos.. Claro que esse avanço com o passar do tempo é de extrema importância para o crescimento econômico, mas aonde isso vai parar? Seria preciso um mundo com o triplo do tamanho que é hoje. Pois se contiuar assim, os nossos netos e bisnetos não terão nem espaços para si próprios. E quem sabe os ricos, donos das indústrias não vão querer matar gente para ter mais espaço para as suas fábricas, e quem sofrerá com isso vão ser os pobres, que não tem como se defender, pois possuem apenas o direito da vida. Hoje em dia só quem faz parte da sociadade são os que tem dinheiro, e assim mantendo-se vivo.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Aline,

Atenção ao que escreves... A Primeira Revolução Industrial recebeu o nome de máquina a vapor!?!?! Leia teu primeiro parágrafo... Corrija-o... Ah! O fim do último parágrafo também está confuso, quiseste escrever uma coisa, mas a falta de pontuação e de concordância atrapalha o entendimento do mesmo... Rever...

Como é que tu sustentarias a seguinte afirmação tua: “a superlotação dos centros urbanos, que cada vez mais necessitam de empregados para trabalhar.”?!?!? Não se fala hoje em desemprego... Então?!

Veja bem, há outro ponto, cara Aline: se, sobre São Paulo, afirmas que: “Não tive a oportunidade de conhece-la”, como pudeste constatar coisas do tipo: “constatei que só ao respirar inalamos inúmeras substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde.”?!?!? – arrume isso, inclusive a acentuação gráfica da palavra “conhecê-la”, certo!?

Penso que o teu último parágrafo também mereceria uma reformulação, leia ele, em silêncio, para ti mesma... O que achas?!

Por fim, penso que poderias ter calcado tua análise mais na questão da tecnologia que, na questão 2, “cai de maduro”. Daí, era só dar exemplos, contextualizar com casos que acontecem na vida diária e que ocorrem em virtude das transformações socioeconômicas causadas pelo “encolhimento” do espaço...

Esforço nisso...

Até mais!