domingo, 20 de setembro de 2009

Respostas da Prova

Questão 1:
A Revolução Industrial foi o maior marco, pois durante as suas três fases foram descobertas e utilizadas novas fontes de energia, novas inovações tecnológicas e o espaço urbano passa a ser o lugar onde o desejo de moradia é grande, pois as indústrias e o comércio estavam lá.
Praticando o êxodo rural, as pessoas começaram a ir para as cidades com o objetivo de buscar uma vida melhor, ou seja, ganhar mais dinheiro (podemos ver que o modo capitalista de pensar não é de hoje). Com isto, muitas pessoas (homens, mulheres e crianças) começaram a trabalhar nas industrias (principalmente a têxtil), onde sofrem por estarem expostas a condições precárias, como pouca luminosidade, óxido de cal fazendo parte do ar e o deixando impuro, jornadas exaustivas de trabalho, entre outras. Na primeira revolução, surgiu o carvão e a energia elétrica.
Na segunda revolução, as indústrias começam a tomar outros rumos, surge o petróleo e, por ter acontecido uma primeira revolta, as irregularidades diminuíram, mas não totalmente e a concorrência começa a aparecer.
A terceira nos mostra uma maior expansão das indústrias, por aparecerem as multinacionais. A tecnologia avança – e muito – com a robótica, a engenharia genética, o barco a vapor, etc. Gosto de falar que houve e há uma quarta revolução, que é extremamente ligada com a terceira, e é caracterizada pela informação. Afirmo que ambas são ligadas porque para haver informação é preciso obter tecnologia e vice-versa. Se hoje temos o computador com conexão a Internet, é tudo graças a junção delas.
Atualmente já ocorre o êxodo Urbano, pois as pessoas não agüentam mais viver em uma zona onde a tecnologia e a informação não são bem utilizadas por parte da população. Angustia-me profundamente isto, porque invenções tão boas devem ser encaminhadas para o lado bom e não para acabar com as pessoas. Não adianta querer ser sustentável e achar que destruir com uma pessoa pela Internet é normal. A nossa mente necessita ser bem utilizada para que o mundo consiga se reestruturar.


Questão 2:
A expressão “o mundo nunca foi tão pequeno” é frequentemente usada porque, antigamente, a tecnologia não agredia o meio ambiente, pois eram utilizados barcos a vela e carruagens para a locomoção que, por fins econômicos, grande parte da população não usufruía.
Nesta época, inicia-se a primeira revolução industrial, onde muitas pessoas dirigiam-se para a “cidade grande” em busca de melhores condições financeiras. A energia elétrica, a qual só podia ser vista nas Indústrias e em estabelecimentos comerciais (lembrando que, devido as irregularidades das Industrias, os patrões deixavam o ambiente das mesmas com pouca luminosidade para poupar dinheiro) só fazia com que os operários procurassem trabalhar mais, mesmo com as irregularidades, para conseguir ter energia elétrica em casa e, ao menos um dia, andar de carruagem.
Os anos foram passando, os trabalhadores adquirindo seus direitos e a tecnologia avançando cada vez mais. Gosto de citar que, se hoje o mundo está ficando pequeno, a culpa é nossa, por não saber utilizar devidamente a tecnologia. Grande parte da população tem um carro, o que antigamente era impossível, devido às condições econômicas da época. Hoje, as pessoas sentem-se infelizes por não possuírem o modelo do ano, mas não pensam em agradecer por ter um meio de locomoção e em serem felizes com o que têm. Parando para analisar, posso ver que, mesmo com o avanço que tivemos, tanto nos recursos materiais, na liberdade e no modo de educar, muitos ainda não sabem que um dia tudo o que vai, volta. Ontem jogávamos lixo no chão, desperdiçávamos muita água e utilizávamos mal todos os nossos recursos naturais quanto materiais, Hoje um tornado atinge Santa Catarina.
Vendo por mais um ângulo, hoje o mundo está pequeno pela nossa falta de consciência perante o mau uso dos recursos materiais e naturais, porém, não é tão pequeno devido à informação, que nos leva de um lugar para outro em segundos.
Todos os dias assistimos propagandas que visam a salvação do planeta. Isto nos faz pensar, nos faz ficar com remorso por algumas atitudes, mas no final das contas não fazemos muita coisa. Se utilizarmos a junção da tecnologia e da informação ao nosso favor, poderemos fazer de tudo para que todos tenham um mundo mais sustentável. Tudo está em nossas mãos, basta expandir o pensamento.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

"Tudo está em nossas mãos, basta expandir o pensamento" Concordo!

Se fossemos contextualizar, dar um exemplos concreto, quais as conseqüências socioeconômicas do “encolhimento” do mundo!?

Pensemos sobre...

Abração do prof.,

Donarte.