quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A história das coisas



É nesta imagem que se baseia o documentátio "The story of stuff" (A história das coisas), e é nesta mesma imagem que se baseia o nosso modelo de consumo e de economia: o capitalista.
Aparentemente nesta imagem está tudo correto, tudo em ordem, mas não é bem assim, há muitas partes dos processos que faltam nessa imagem e por isso vamos falar individualmente de cada parte integrante deste desenho.


Esta imagem analisa o processo de extração dos bens naturais, que nada mais é do que a capacidade de destruir o planeta, que infelizmente é cada vez mais rápido. Somente nos últimos trinta anos destruimos 33% de todos os recursos naturais do planeta, é algo tão rápido que estamos até mesmo comprometendo a nossa capacidade de sobreviver com condições adequadas no nosso planeta. Um exemplo de destruição é os EUA, que de toda a floresta que havia somente restaram 4% e 40% da água já é imprópria para o consumo humano, mas o problema nao para por aí: este país representa apenas 5% da população mundial mas consume 30% dos recursos naturais de toda a Terra e se todos consumissem desta forma precisaríamos de cinco planetas Terra para sutentar esse modo de vida, mas temos somente um. Então como os EUA já destruíram a sua prórpria "matéria-prima" precisam ir para outros lugares e este é o terceiro mundo e acontece a mesma coisa. O que isso causa?
- 75% ou mais de consumo de peixes vivos;
- 80% das florestas originais do mundo já não existem mais;
- 2.000 mil árvores por minuto são derrubadas na Amazônia

E então vem o "Sistema de Industrialização" onde é pega toda a matéria prima e adicionada muitos resíduos tóxicos e esses químicos tóxicos estão diretamente ligados ao nosso sono por estarem presente nos nossos travesseiros, aos quais pagamos e dormimos oito horas por noite, está presente em nosso corpo, quando tomamos café muito quente em copos plásticos ou até mesmo esquentamos uma comida que está em um pote plástico no microondas, essa ação causa a formação da dioxina, uma substância cancerigena que consumimos sem ao menos saber que estamos consumindo. Além do contato diário das pessoas que trabalham nessas fábricas que aumenta o número de possibilidade de ter problemas de saúde.


Então todo esse material que destruiu recursos naturais e gerou muito químico tóxico vai para um supermercado e do supermecado para a nossa casa. Na nossa casa produzimos lixo com esse material, lixo esse que entope boeiros, causa enchentes e demora anos para de decompor, esse lixo é mandado para usinas de reciclagem, aterro ou até mesmo para um incenerador, ou seja queimamos esse lixo e produzimos mais substâncias tóxicas para nossa respiração, onde sofremos mais com problemas cardíacos e é por isso que não existe mais a possibilidade de viver desta maneira, é insustentável! O difícil é conseguir mudar, mas deixando este aviso aqui pelo menos estou tentanto.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Guilherme,

Além do "aviso", após teres assitido o vídeo, o que mudou em tua vida!?

Att,

Prof. Donarte.