quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PROVA

Prova - questão 1:

Muitas pessoas (as que não tinham privilégios do Rei, ou seja, a burguesia) se indignavam com o poder do Estando todo nas mãos do Rei. A diferença era que uma parcela se submetia às ordens reais, e a outra parcela queria mudança, achava que aquela forma de governo não era a ideal. Exemplo disso foi Adam Smith, que escreveu "A Riqueza das Nações". O período da Idade Moderna que "iluminou" os pensamentos dos povos que trabalhavam duro para o Rei (servidão), sem direitos, somente deveres, foi chamado de Iluminismo. O Iluminismo foi a base das Revoluções Burguesas (Francesa, Inglesa, Industrial), quando a Burguesia se revolta contra o poder absoluto do Rei. Alguns historiadores explicam que a Idade Contemporânea tem início nas Revoluções Burguesas, mais especificadamente na Revolução Francesa.
França e Inglaterra, as maiores potências européias da época (acredito que as maiores potências mundiais, também da época) eram inimigas e estavam em intensa disputa de poder. A máquina a vapor é inventada, fazendo com que a produção na Inglaterra crescesse incessantemente, surgindo, então, a produção em série. O carvão e o ferro eram as maiores fondes de energia que havia para que tais máquinas pudessem funcionar. Como as fábricas faziam do local onde se encontravam, o principal local da Inglaterra, os camponeses, atraídos pelas propostas de emprego, saíam do campo e se instalavam nas cidades, urbanizando-as (êxodo rural). A sociedade se modificou, além do meio de produção e dos direitos tabalhistas escassos. Essa mudança na indústria foi denominada Primeira Revolução Industrial.
A Segunda Revolução Industrial foi marcada pela descoberta do petróleo, que hoje é matéria-prima de quase todos os bens que as pessoas possuem. Um país que possui uma grande reserva petrolífera, hoje (e sempre) é reconhecido internacionalmente, como está acontecendo com o Brasil com a descoberta do Pré-sal.
Todas as revoluções acontecem por causa de inovações na tecnologia. Pessoas estudam, pessoas descobrem, pessoas guardam seu segredo, pessoas o revelam à mídia, pessoas ganham dinheiro, muito dinheiro. Tudo o que se descobriu nos últimos dois anos, levava cinquenta anos para descobrir o mesmo número "x" de inovações, isso há 50, 80 anos. Uma das mais recentes tecnologias que marcou a Terceira Revolução Industrial (mas não a mais recente), foi a tecno-ciência (biotecnologia, como exemplo).
A Quarta Revolução Industrial é a mais recente, que é a informacional, onde conseguimos informação em todo lugar, porém, a maioria das pessoas não sabe administrar. Nessa revolução o tamanho das coisas começa a ser relativo, simplesmente porque informação não se pesa na balança, se pesa na mente.

Recuperação - questão 4:

Os poemas se relacionam enquanto o esforço dos operários, a consequência de tal esforço, que seria o cansaço, os sentimentos esvolvidos e necessários para que o trabalho seja realizado. Noto um operário forte, não fisicamente, mas psicologicalmente. Uma pessoa que não tem medo de expor suas ideias, seu interior, se mostrar como pessoa . Independentemente do que realiza em seu trabalho, o faz com o coração, de boa vontade. Trata-se, também, do Dia do Trabalhador, datado em maio, dia primeiro. Este dia significa o esforço e dedicação dos trabalhadores do mundo inteiro que foram reconhecidos após as revoluções comunistas.
O Quadro da Tarsila do Amaral mostra a diferença entre os operários, a desigualdade no meio deles. Analisando o modo que ela organizou-os na pintura, podemos perceber uma hierarquia de trabalhadores, onde a cor, o jeito de vestir e a raça dos operários são de fundamental importância para a organização de tal hierarquia. Podemos perceber o cansaço em seus rostos, a insatisfação com a carga horária e com a falta de reconhecimento enquanto eram trabalhadores dedicados. Claro que há exceções, mas como é preciso fazer, então fazer com dignidade e esforço. No quadro de Tarsila percebemos que o esforço é, sim, virtude dos operários, caso contrário não estariam cansados e nem mesmo insatisfeitos com as remunerações escassas. É exatamente o que afirmam os poemas.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Kimberley,

Fico lá com as minhas dúvidas no tocante à “hierarquia” entre os trabalhadores... Procure ver a tela colorida, na Internet...

Ah! Temerário é, dizer que é “exatamente o que as telas dizem”, visto que a arte admite múltiplas percepções e interpretações...

Abraço,

Prof. Donarte.