sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Prova - Questão 4 (Kristal Werner)

Primeiro de maio, dia do trabalhador. Ironia em seu único dia nao haver o trabalho. Mas enfim, todos merecem.
Antigamente se eu falasse 'todos merecem' era capaz de eu ser guilhotinada. Seria uma calúnia, não? Um trabalhador, um operário, um negro melhor dizendo, ter algum direito. Eles eram considerados uma raça inferior à 'branca', à ariana (para os europeus). O que é ridículo.
Basta olhar a obre de Tarsila. A classe dos trabalhadores, negros, escravos, como preferir, está literalmente rebaixada. Mostrando como os mesmos eram classificados.
No poema "Meu maio" de Maiakóvski temos um trecho que diz "de corpo-máquina cansado". O que ele quis dizer com 'corpo-máquina' é evidente. O trabalhador era a própria máquina. Ele era absurdamente explorado, maltratado.
Atualmente, graças à evolução do ser humano o trabalhador tem seu direitos (os que possuem carteira assinada claro). E agora quem está no comando é a indústria claro, porém o que seria delas sem o trabalhador. Pelo menos as máquinas ainda não ligam sozinhas.
Ao longo de todo esse tempo de relação patrão/empregado foram descobrindo que o caminho para o negócio dar certo era agradando os empregados, dando diretos a eles, fazendo-os sentirem vontade de trabalhar. E quanto mais benefícios eles tivessem, maior seria a sua vontade.
Deu certo. Quem não quer trabalhar? Quem não precisa do trabalho? Alguns não precisam, porém precisam do trabalho dos outros. Só que algo está dando errado neste processo. Pelo menos para os trabalhadores.
A tecnologia está aí, cada vez mais presente. E quanto mais tecnologia, mais máquinas, mais invenções, mais desemprego. Não é difícil fazer esta análise. As máquinas estão tomando o lugar dos trabalhadores. É só parar e olhar. Onde foram parar os atendentes que ficavam no estacionamento dos shoppings? Onde form parar os caixas de bancos? Ainda existem porém num número extremamente reduzido. E agora com os e-mails acreito que outro emprego que poderá ir por água a baixo é o dos carteiros. Daqui à pouco não terão mais o que entregar, tudo será feito por e-mail. De repente as contas também, os saques, nunca se sabe.
Onde estou querendo chegar é que, com toda essa evolução, toda essa tecnologia, estamos perdendo nossos empregos, estamos virando sedentários. E muitos estão gostando. Como não? Quanto mais invenções mais dinheiro, quanto mais dinheiro mais invenções. Esta é a ordem e não temos mais como sair deste ciclo viciante, com certeza. Invenção por invenção, lá se vai nosso primeiro de maio.

3 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Prezada Kristal,

Ainda tenho lá as minhas dúvidas quanto a análise que o Prof. Valter Maestro fez relativamente ao quadro de Tarsila do Amaral... Parece-me que esta não é a principal percepção que a artista quis inspirar. Procure ver esse quadro colorido, na Internet. A reprografia, na prova pode ter atrapalhado um pouco a análise mais acurada...

O que quiseste dizer com: “graças à evolução do ser humano” (sorriso). Perceba que, nem sempre, as pessoas vão entender o que queremos que elas entendam se não formos bem claros...

Achei o texto bem crítico, no que tange ao desemprego!!! Achas, então, que, mais uns anos, e, definitivamente, todas as funções que podem ser substituídas por uma máquina o serão!?

Pensemos...

Prof. Donarte.

Unknown disse...

Realmente me baseei na análise dele para fazer a minha. Tendo em vista que ele é um professor renomado, quem sou eu para discordar. Porém se eu pudesse ter analisado ela colorida, como tu disseste, poderia ter tido uma melhor percepção.

"graças a evolução na capacidade de percepção do ser humano, no ponto que trata a 'igualdade'..."

As máquinas não precisam de salário e podem durar mais tempo, não? Então porque não nos substituir...?

Abraço, Kristal Werner

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

D+!!!