sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Prova de Recuperação

Questão 2 (corrigida)

A expressão “o mundo nunca foi tão pequeno” significa que a cada diz podemos percorrer um espaço cada vez maior, em cada vez menos tempo. Essa expressão é muito usada, pois a cada dia que passa alguém inventa uma nova tecnologia mais avançada do que a já existente no mercado.

Esse avanço técnico científico por um lado é muito bom para o ser humano, pois podemos fazer descobertas que nos ajudam, como descobrir curas de doenças, produzir prótese corporais cada vez mais avançadas, etc. Por outro lado esse grande avanço é muito ruim, pois para podermos construir novas tecnologias temos que usar CAD vez mais recursos do planeta Terra, além disso essas tecnológicas são jogadas fora muito mais rapidamente, só nas últimas três décadas consumimos mais de 30% do planeta e isso não é nada bom, pois com o grande aumento da poluição, grande parte da flora está morrendo e em conseqüência disso a fauna, como nós, também.

Questão 3 (recuperação)

A imagem pintada por Tarsila do Amaral, mostra nada mais nada menos que a pirâmide trabalhista no Brasil, onde podemos notar que a base(empregos que pagam menos, ou até informais) possui um número maior de pessoas afro-descendentes, idosas e de outra religião( como judaica) que não é muito bem aceita pela sociedade brasileira, pois a maioria da população é católica. Os afro-descendentes são muitos discriminados na hora de procurar um emprega bom( que pague mais), assim com menos renda eles não tem dinheiro suficiente para pagar uma boa educação para seus filhos e olhando por esse lado sou a favor das cotas para eles nas universidade, porém olhando Poe outro lado, muitas pessoas brancas também não possuem renda para pagar uma educação melhor e por isso acho que as cotas deveriam ser para pessoas pobres e não afro-descendentes, eles querendo essas cotas estão automaticamente se descriminando, eles que defendem que são iguais a todos (e realmente são), acham que devem receber cotas pro terem simplesmente uma cor de pele diferente, isso não tem nexo.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Yuri,

É temerário introduzires, em tua argumentação, a questão das cotas... Lembre que, potencialmente, o mundo lê esse blog e não podemos emitir opiniões de forma não embasada ou sem o estudo que a questão requer... Sugiro que pesquises mais acerca do assunto!

Para fazeres isso, comece, quem sabe por aqui:

1) http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142004000100008&script=sci_arttext&tlng=en

2) http://www.lpp-uerj.net/olped/boletim_ppcor/boletim_anteriores/noticias/Cota%20para%20negros%20na%20universidade.doc

3) http://www.enfoques.ifcs.ufrj.br/dezembro02/pdfs/dezembro_04.pdf

4) http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832005000100029

Obs.: aviso-te, de antemão, que os textos sugeridos acima expõem pontos de vista contrários e a favor das cotas... Em cima disso, e de outras leituras possíveis, podemos construir a nossa opinião...

A respeito dos outros assuntos geográficos, o que mais poderia ter sido dito!? Procure ver, na Internet a tela de Tarsila do Amaral... O que há ao fundo da tela!? Por que, afinal, a tela recebe o nome “Os Operários”!?

Abraço,

Prof. Donarte.