quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Prova de Recuperação - Questão 1

Quando o processo capitalista de produção começou a ser adotado pela maioria dos países da Europa (inicialmente pela Inglaterra) ele demandava, para seu melhor desenvolvimento, de uma maneira mais eficiente de produção. O marco que pontuou o início de uma nova era tecnológica foi a invenção da Máquina a Vapor, que em união com máquinas já existentes ocasionou uma considerável intensificação na produção. Porém esse desenvolvimento tecnológico se expandiu para outros setores como transportes e a agricultura.
A burguesia (principalmente a inglesa) possuía bastante capital para financiar as fábricas, adquirir matéria-prima e máquinas e também contratar empregados, ou seja, financiar a revolução, substituindo as antigas oficinas dos artesões e a cultura agrícola por fábricas. Com a evolução tecnológica progredindo, novas fontes de energia começaram a ser utilizadas para suplantar a, digamos, potência das novas invenções.
Novas opções de trabalho e a necessidade do mesmo atraíram grande parte da população que vivia nas zonas rurais para os grandes centros urbanos, dando origem ao fenômeno chamado de Êxodo Rural, estes novos centros por sua vez não possuíam a estrutura necessária para sustentar a população crescente. Foi neste momento da história que se estabeleceram as primeiras relações de trabalho assalariado, os operários viviam sob condições deploráveis somente comparáveis as condições de trabalho do século anterior. Os trabalhadores tinham um cortiço como moradia e ficavam submetidos a jornadas de trabalho que chegavam até a 80 horas por semana, e tudo por um salário que não ridículamente insuficiente. Logo se formaram os sindicatois dos trabalhadores, que atraves de greves (sua principal forma de protesto) foram lentamente conquistando seus direitos.
Dentre muitos dos reflexos das revoluções industriais que marcam os tempos atuais, são caracterizados principalmente o carater consumista inserido na população em relação ao mercado (tudo hoje em dia é descartável, quase nada é feito para durar), e também as relações de trabalho que somente são assim nos dias de hoje devido as inúmeras reivindicações feitas no passado.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Prezada Remião,

Estão contempladas todas as fontes de energia utilizadas em todos os “tipos” de revolução industrial!?

Att,

Prof. Donarte.