domingo, 20 de setembro de 2009

A história das coisas

No vídeo "a história das coisas" fala do quanto a humanidade consome, e critíca o modo de que estamos vivendo, também mostra ode começa a produção e como termina. Na produção parece que está tudo bem, mas a verdade é está em crise, pois se trata de um sistema linear e vivemos num planeta finito, não é possível gerar um sistemma linear num planeta finito. O que mais está en falta na produção é as pessoas, trabalham e vivem em todas as etapas desse sistema e algumas são mais importantes do que as outras, por exemplo o governo, muitos impostos vão para o exército, o governo deve se importar como a população, trabalhar por ela, mas nem sempre é assim.
Estamos destruindo o mundo para produzir mais, acabando com montanhas para extrair metais, com a vegetação, com animais etc. Estamos acabando com o natureza, e ficando sem recursos naturais, cada vez mais acabamos com tudo, e mostra a quantidade enorme que destruímos completamente, e o que vamos destruir mais ainda, o que está deminuindo é a quantidade de água, já acabamos com quase 40% de água em certos países. Mas o país que mais consome é o EUA, que se toda a população do mundo consumisse que nem eles, precisaríamos de mais quatro planetas, porém só temos um. Perdemos 80% das florestas naturais de nosso planeta, de acordo com o governo as pessoas que vivem nas florestas a gerações não são donos desses recursos.
Hoje em dia quem não consome não tem valor, não é visto pelo governo. Como a produção aumenta a cada minuto, para produzir a matéria-prima é preciso muita energia e muitas coisas tóxicas e químicas, que nos deparamos diariamente em diversos lugares, e não percebemos o quanto nos prejudica a nossa saúde, há também neurotóxico, ou seja, tóxico para o cérebro. Tudo consequentemente estamos com toxinas em nosso organismo, pois os bebês de hoje com o leite materno consome toxinas e químicos, um ato muito importante e necessário que está sendo quebrado. Cada vez mais estamos à procura de empregos por mais tóxico que seja, por exemplo, em indústrias, pessoas estão migrando de suas casas rurais para a cidade, mas não por que querem e sim por necessidade. Com os tóxicos que temos no dia-a-dia como disse, acaba por pilouir muito nosso planeta, já ultrapassamos todos os limites de poluição, repiramos mais de milhões de quilos de químicos tóxicos. Depois de tudo isso na produção, levam para ser consumido todo esse lixo tóxico.
Quase 99% do que nós consumimos vira lixo em apenas seis meses, hoje a humanindade consome quase o dobro do que nos anos 50. Tudo aconteceu logo após a Segunda Guerra Mundial, o principal objetivo da economia americana é gerar mais bem de consumo. A propaganda e a mídia tem um papel muito importante nesse processo, pois é elas que mostram o que está na "moda", se mostra um sapato superior do que compraste em apenas dois meses, acaba indo lá comprando o novo. Hoje em dia se pararmos para ver TV, percebemos que vemos mais publicidade do que notícias importantes. Assistimos mais propaganda numa ano, do que uma pessoa nos anos 50 viu em toda sua vida, a mídia ajuda a esconder todo esse processo de produção e de propaganda, mostra que tudo se resolve em fazermos compras. Pesquisadores mostram que estamos trabalhanmdo mais do que nunca, e que não temos mais todo o tempo livre do que na época feudal. Consequentemente como aumento do consumo faz a população produzir mais lixos, toda a humanidade produz cerca de bilhões quilos de lixo, todo esse lixo ou é
jogado num aterro, que é um buraco enorme no chão onde tocam todo o lixo, ou ainda pior incinerado e depois despejado num aterro, as duas dormas poluem o sol, o ar e a terra, e aida faz mudar o clima. A dioxina é o pior tóxico já produzido pelo homem, podemos parar de produzir a dioxina simplesmente parando de incinerar o lixo. A reciclagem ajuda reduzirmos o lixo, todos devemos reciclar, porém não é o suficiente, muitos lixos não é possível reciclar, por que tem uma quantidade muito grande de tóxicos. Mas também poucas pessoas estão lutando para mudar essa crise que estamos passando, se nos unirmos até que será capaz de revertermos essa história.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Mariana,

Teu texto está muitíssimo parecido com a fala da apresentadora do vídeo... Falta, portanto, toda a parte crítica...

Rever...

Até mais,

Prof. Donarte.