terça-feira, 15 de setembro de 2009

Respostas da prova

Prova de valor 4, questão 2:

Desde os primórdios da humanidade, os homens estão sempre – e de várias formas – evoluindo. A partir da Primeira Revolução Industrial, o ser humano passou a dar avanço a tecnologia, inicialmente criando máquinas que trabalhavam com o carvão e então nunca mais parou. Houve a 2º Revolução Industrial, a 3ª Revolução Industrial e a 4ª. Todas trouxeram consigo avanço extremamente significativo ao Planeta Terra.
Cada nova ideia que o homem criava, era – e é – pensando em algo que lhe seja útil. Nesse período de Revoluções e avanços tecnológicos, que, acredito eu, eternamente perpetuará, o Hommo sapiens sapiens criou coisas que pudessem o transportar mais rapidamente, por exemplo. Ele inventou o carro, aviões.. tudo isso muito mais eficiente que os outros inventos que possuíam até então. Esse “feito” encurtou significativamente o tempo gasto nas viagens e deslocamentos.
A informação também teve suas modificações, no momento em que se recebia noticias de outro país, vindas por carta, meses depois, e você se depara com um telefone, um rádio, televisão e Internet, é evidente a evolução positiva que tivemos!
São por esses motivos, os motivos das inovações do transporte e da Globalização, que dizemos: “ Nossa, como esse mundo é pequeno!!”.



Prova de recuperação, questão 4:

Como já é de noção de todos, a Revolução Industrial Clássica fixou todo o processo e ideias de Capitalismo e sistemas de produção. Então, com o crescimento exorbitante das indústrias e necessidade por parte dos burgueses de conseguir dinheiro para seu sustento, gerou-se o mercado de trabalho. Tinha que ser o melhor para se manter na empresa, pois haviam muitos desempregados querendo sua vaga. Os donos dessas empresas, que não eram pessoas que se preocupavam com a classe trabalhadora, exigiam do então funcionário mais empenho e mais resultado, mas isso não para poder continuar com seu empregado e sim para poder lucrar mais. Os trabalhadores ficavam extremamente desgastados porque não tinham descanso. Qualquer momento para relaxar era algo extremamente importante, surreal, paradisíaco. Como o salário ainda era baixíssimo, a família inteira tinha que trabalhar para conseguir alguma renda.
É isso que mostram os poemas e imagem da questão da prova, a tristeza, o inconformismo, exaustão por parte dos operários, que davam sua vida por um pedaço de pão.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Muito bem, Rafael!

E hoje, as coisas mudaram!? O que você acha!?

Ah! Com relação ao teu primeiro texto, a palavra "evolução" não deveria ser revista!? Qual é o entendimento da palavra "evolução"!? Temos, mesmo, evoluído!?

Pensemos...

Abraço,

Prof. Donarte.