sábado, 19 de setembro de 2009

"A história das coisas"

É comum vermos pessoas entrando em lojas e saindo das mesmas, com uma variedade de sacolas e produtos comprados. Isso se deve ao consumismo absurdo, que hoje está presente em nossas vidas. Mas por quê esse tal consumismo cresceu tanto, com o passar dos anos? Antigamente, a televisão era apenas um modo de distração e intretenimento, pois nela, era apresentada somente novelas. Atualmente a televisão é o maior aliado para o consumismo. À cada dez minutos de distração em programas, no dito "intervalo comercial", passam em média quinze propagandas de produtos comercias, nos incentivando a comprar e nos mostrando que o que temos em casa, já não é "tão bom" quanto aos que acabaram de ser lançados. Isso tudo gera um ciclo de produção, venda e compra. E esse ciclo só funciona se nós comprarmos os produtos vendidos então. Ninguém se importa de onde vem a matéria-prima e como chega até as prateleiras dos supermercados e lojas.
Nós que "mandamos" nesse sistema capitalista, pois se não comprarmos, as indústrias não vão lucrar. Mas é praticamente impossível pensar que um dia esse consumismo irá sumir de nossas vidas, pois nos preocupamos muito mais com o nosso "bem estar" e estarmos atualizados nas tendências do que nos preocuparmos com a natureza e o que pode causar uma simples compra. Uma solução para que a economia continue a agir, mas sem tantos danos ao planeta, seria ajudar de alguma forma esse caos que hoje é gerado. Como por exemplo, antes de comprar algo que achamos o "máximo" e ainda não possuímos em nossas casas, temos de pensar que isso não é realmente necessário para a sobrevivência, e que podemos sim esperar muito mais tempo até compra-lá, e não simplesmente jogar fora o que temos, como se não servisse mais. Acho que ao invés de assistirmos televisão, podemos ler um livro, que irá nos fornecer conhecimento e cultura, enquanto a televisão só o incentivo à compra. Essas são apenas algumas formas de combatê-la.
Todos tem direito a vida, inclusive as plantas, animais e a natureza enfim. Então não podemos comprar sem pensar nas consequências. E essa realidade só vai mudar quando as grandes indústrias também pensarem dessa forma, tendo o lucro em segundo lugar e o planeta em primeiro.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Estimada Aline,

Dê uma olhada na regra dos “porquês” e veja se estás usando certo...

Achei excelente isso: “Acho que ao invés de assistirmos televisão, podemos ler um livro, que irá nos fornecer conhecimento e cultura, enquanto a televisão só o incentivo à compra. Essas são apenas algumas formas de combatê-la.”

Abraço,

Prof. Donarte.