segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PROVA

QUESTÃO 4

O trabalho para muitos é uma distração, algo que gostam de fazer, mas para a maioria é algo pesado, desgastante em que se sentem pressionados. Cada pessoa tem o seu direito de fazer e trabalhar em o que quiser, mas por muitas vezes acaba trabalhando em o que aparecer para poder ter o seu dinheiro e a comida em casa, que no caso a maioria que acaba se submetendo a essas situações, são os pobres ou a classe baixa, que por muitas vezes são desfavorecidos de uma educação em uma instituição particular.

Há também as pessoas que são negras, que também tenham o preconceito racial. Isso mostra na tela “operários” pintada por Tarsila do Amaral, podemos notar nela que a parte mais alta da pirâmide de pessoas não há nenhum negro, destacando aí o preconceito racial, em que só existem brancos nos cargos mais altos. Nos poemas mostra a forma de trabalho severo, como os operários se sentem cansados e discriminados, por muitas vezes se sentindo uma máquina e não uma pessoa.

No nosso mundo há muitas pessoas preconceituosas que acabam não dando emprego aos desfavorecidos ou aos negros, por isso que as pessoas mais pobres em algumas regiões são os negros, por não terem oportunidades suficientes para se estabelecer. Há leis contra o racismo e a escravidão já foi abolida há anos, mas ainda há os preconceituosos.

QUESTÃO 2

Nosso mundo está mudando cada vez mais, cada revolução industrial foi significativa e inovadora para a nossa tecnologia, alguns professores e estudiosos já afirmam que estamos na era da 4ª Revolução Industrial que é uma Revolução Informacional, mas que precisou de uma tecnologia avançada para se estabelecer. Há muito estudo em cima dela, muitos artigos, está sendo abrangida mais na faculdade do que nas escolas, com ela podemos compreender que ela destaca a informação, a velocidade dela que é comparada á anos atrás, que uma pessoa para se comunicar com outra do outro lado do mundo demorava horas pois antes tinha que ligar para uma telefonista e ela “arrumava” a ligação para a pessoa, e hoje podemos nos comunicar com quem quisermos a uma velocidade estrondosa, em apenas segundos, tanto pelo telefone ou pela internet.

Essa 4ª Revolução destaca também, como o mundo fica menor com o decorrer dos anos e com o avanço da tecnologia, para os olhos de alguns estudiosos. O que muda não é o espaço do planeta, ele continua do mesmo tamanho, mas sim o tempo, no exemplo das pessoas puderem se comunicar rapidamente com quem quiser isso acaba mostrando um mundo “pequeno” que você pode vê imagens de outro país ao vivo, um dos meios é a câmera webcam e também se comunicar com as pessoas deste mesmo país por internet, telefone, diversos tipos de tecnologia avançada.


Por Francine Hanke

2 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Estimada Francine,

A tua argumentação acerca de os negros serem, também, preconceituosos está confusa, e, portanto, pode gerar más interpretações... Reveja isso... Certo!?

Reveja também a análise que põe os negros na base da pirâmide da tela de Tarsila... Tenho lá as minhas dúvidas quanto a isso... Acho que isso não passa numa análise mais atenta...

E, por fim, com relação à questão 2, pergunto: o tal “encolhimento” do mundo gera alguma transformação socioeconômica!? Se sim, quais seriam elas!?

Continuemos a pensar...

Abração,

Prof. Donarte.

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Ah! Vanessa!

Obrigado por ajudar a colega, emprestando o teu LOGIN!!!!!!!

Até,

Prof. Donarte.