segunda-feira, 21 de setembro de 2009

“A HISTÓRIA DAS COISAS(THE STORY OF STUFF)”


Eu não poderia imaginar que por trás da fabricação de um simples produto haveria tanta “sujeira” literalmente falando, mas infelizmente o que Annie Leonard nos mostra é a completa realidade e que talvez nem toda completa. O Problema não esta na inovação de um produto e sim na de uma pecinha mínima de um produto; porque complicar as coisas?Seria tudo tão mais fácil a venda dessa única peça para troca-la pela velha, claro que de qualquer forma sempre queremos mais dinheiro, mas podíamos pensar mais nos outros ou melhor no mundo inteiro e nos incluindo nele, pois fabricando um produto inteiro de novo prejudicando o nosso mundo e deixando pessoas depressivas por não possuírem dinheiro para este novo produto;por que sermos tão individualistas e egoístas?
Mas o pior de tudo é que isto vem acontecendo não somente na inovação da tecnologia, mas também em um simples livro, estranho não?Mas as empresas já fazem isto a tempo, fabricam um livro e no ano seguinte trocam a ordem das paginas mudam a qualidade,a estrutura, mudam a cor e tudo isso para as pessoas que já tiverem usado o 1º livro não o venderem por um preço mais adequado para quem tiver que usa- lo no ano seguinte.Nessas horas eu penso será que eles não refletem sobre os milhões e milhões de árvores que estão sendo matadas para fabricar o mesmo livro?Sim por que eu penso nisso toda hora, será que é bom pensar em ter filhos?Sim por que se continuar assim será maldade botar alguém no mundo para não ter ar puro; eles não pensam que a geração deles próprios esta sendo prejudicada.
Não sabemos se as inovações são para o nosso bem, se é para facilitar a nossa vida, ou somente para ganhar mais e mais dinheiro, isso é chamado de egoísmo pois hoje o dono de uma empresa não pensa em vamos facilitar a vida do nosso consumidor com essa descoberta ou com esse avanço, mas sim fazer de tudo para impressiona – los com uma cor ou uma forma que não os falicitará em nada.
Depois de ter visto este vídeo fico pensando o que estes empresários fazem após saber que essa mínima peça trocada lhes trouxe muito mais lucro do que a de antes, fico indignada só de pensar que eles podem estar rindo da nossa cara.
Solução?Bom a minha parte sei que eu vou fazer resta saber se você também fará a sua parte ou vai ir agora mesmo trocar o seu mp9 pelo mp10 que acende uma luzinha vermelha que daqui 1 mês acendera uma luzinha vermelha e azul.

3 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Estimada Mariana,

Algumas perguntas que faço com relação ao teu texto, que está bastante bom:

quem é que acaba por deixar as pessoas “depressivas”, por não terem dinheiro para comprar as coisas?
Com relação aos livros, de que falas em teu texto, não estaria o “Novo Acordo Ortográfico” à serviço desse tipo de intenção mencionada por ti!?
As árvores estão “sendo matadas”? Hehe! Reveja isso...

Bom que, pelo jeito, o filme vai te fazer pensar mais sobre o consumismo...

Mas te deixo, ainda, mais uma pergunta: é correto nós (brasileiros), país emergente (ou País do Sul, se tu preferires), frearmos o nosso desenvolvimento enquanto os países ricos continuam a consumir no mesmo nível de antes? Em outras palavras: é corretos os países pobres pararem/ frearem seus níveis de consumo enquanto os ricos mantêm os seus... Nào me parece uma solução adequada, não é mesmo!? Então, temos de ter bastante cuidado, inclusive com filmes como este (The Story os Stuff), cheio de “boas intenções”...

O que achas?!

Continuemos pensando...

Abração do prof.,

Donarte.

Mariana D'Ávila disse...

Querido prof Donarte,

Pensei muito sobre a minha própria colocação do texto em que digo que as pessoas ficam depressivas por não terem dinheiro para comprar o que querem, bom continuo pensando isso,porém penso que quem as deixa assim são elas próprias pois gastam com o que não devem, gastam até o que não tem e por fim se


endividam.Pessoas essas que chamo de indisciplinadas e seduzidas pelo consumo.
Ainda estou formulando meus conceitos e gostaria que tu me ajudasse a essa tarefa, não sei se consegui te responder e gostaria de saber tua opinião sobre.Por favor me corrija se tiver falado alguma besteira ;).

Em relação aos livros, infelizmente o que mencionei não tem nada a ver com o novo acordo ortográfico, como disse no texto isto ocorre já faz tempo. Tenho como exemplo experiências próprias de ter que comprar uma nova gramática de português, pois eu tinha uma herdada de minha irmã mais velha e outros colegas também, mas os novos tinham a nova gramática que era a mesma, mas mudavam a ordem de das paginas, a cor, e a qualidade da folha, mas os conceitos de uma para a outra eram os mesmo nada tinha sido aprofundado. No Assunção também ocorre isto desta vez em matemática os exercícios são os mesmos e a prof tem que botar os das paginas do livro antigo e do livro novo para que não seja preciso então comprar novamente o livro. Sabendo de perto tudo isso tenha a conclusão de que isto é feito para que no ano posterior tenhamos que comprar o livro novamente ou para aqueles que completarem um ano não consigam vender seus livros para os que iriam usá-los.

Lhe peço até desculpas por te colocado que as arvores estão sendo mortas, acho que podemos esquecer esta parte do meu texto, pois esta bastante "feia" para uma aluna de 2ºano, hihi.

Prof. aproveitando uma das respostas do meu coléga Vicente, penso também que o mundo inteiro deve mudar em relação ao consumismo e não só nós brasileiros.

Com Carinho Mariana D'Ávila

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Minha cara,
Não estás falando bobagem, de forma alguma. Aliás, tens é acertado todos os itens, o que mostra que tens pensado sobre alguns pontos e chegado a conclusões a respeito deles...
Parabéns é isso aí!
Continuemos a pensar,
Assim, fazemos jus ao título de animais racionais (risada)!
Até mais!
Abraço do prof.,
Donarte.