domingo, 20 de setembro de 2009

Questões da prova

Questão 1 ( refeita) - Com as Revoluções Industriais as coisas mudaram, as máquinas industriais começaram a ser usadas, e, a cada revolução industrial as fontes de energia foram modificadas, carvão, petróleo, após essas duas fontes, a inteligência científica começou a ser mais praticadas. A cada ano que passa, as inovações tecnológicas mudam, as máquinas são aperfeiçoadas, industrias melhoradas. Com todos esses acontecimentos as pessoas procuram ir para as cidades( pessoas que estavam no campo), a procura de benefícios para si. Na época da revolução industrial, os únicos favorecidos eram a burguesia, pois muitas pessoas perderam seu emprego, outros só ficam com menos trabalho, eles precisavam apenas apertar um botão que as máquinas faziam tudo sozinhas.
Após esses acontecimentos, as pessoas passaram a usar a agricultura como trabalho, o comécio foi se expandindo, e os tranportes tambem, se for pensar bem tudo necessita de máquina, uma agulha para fazer roupas, material para construção, tudo são máquinas.
Após o surgimento das industrias, a burgeusia empresarial administravam as finanças, e a maior parte do comécio, fazendo seu país se tornar capitalista.


Questão 4 ( recuperação) - O texto fala que os operários na revolução industrial eram extremamente explorados. Trabalhavam mais de quatorze horas por dia, para ganhar muito pouca coisa, quase nada. Mulheres tambem trabalhavam, jovens, crianças, idosos todos trabalhavampor praticamente nada.
E esse problema ocorre até os dias de hoje, um bom exemplo de citar são os cortadores de cana, eles trabalham de quatorze a dezesseis horas por dia, não ganham nem um salário mínimo e na terceira idade ficam com sérios problemas de coluna. O "trabalho escravo" vem de muito tempo, desde os escravos( negros), trabalhavam por um pedaço de pão, e água. Logo houve a abolição da escravatura, diminuindo muito, depois esse tipo de trabalho foi "prticado" na revolução industrial. A burguesia empresarial queriam ser donos de seus operários.
Com o passar das revoluções industriais o trabalho escravo foi diminuindo, pois as máquinas faziam e fazem quase tudo sozinha. Apesar de tudo isso, sempre precisará de um "operário" para ligar, arrumar ou ajustar as máquinas.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Victor,

Com relação a tua questão número um, eu poderia te dizer (e te digo) que ela está muito histórica... Em outras palavras, faltou um ponto de vista mais geográfico. Exemplo: poderias ter escrito sobre as fontes de energia utilizadas em cada “tipo” de revolução...

Com relação aos poemas e a tela da Tarsila do Amaral, te pergunto: Tanto poemas e tela podem fazer a gente pensar em tudo o que escrevestes, mas por quê!? O que, afinal de contas, está presente nos poemas e na tela que faz com quer a gente pense as coisas que escreveste!?

Penemos sobre...

Abração,


Prof. Donarte.