terça-feira, 15 de setembro de 2009

Prova recuperação - Questão 3)

A desigualdade social está cada vez mais presente, vivemos em um mundo sem direitos iguais em alguns aspectos. Desde muito antes ocorres a desigualdade e exploração do trabalho, as pessoas chegavam a trabalhar doze horas por dia, sem descanso.
Quando ocorreu a Revolução Industrial, o trabalho manual, as oficinas de artesãos foram substituídas por fábricas enormes. A expansão do capitalismo trouxe a exploração gerando conflitos. As pessoas sem condições financeiras se vêem obrigadas a trabalhar muitas horas por dia para ganhar um salário mínimo. Muitas vezes trabalham em locais impróprios, sem condições sanitárias e na realidade humanas. Além de tudo isso, ainda existe o preconceito racial, aonde negros não são empregados simplesmente por serem negros. São descriminados perante a lei, sem direitos algumas vezes. No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. As rendas estão mal distribuídas, não é correto algumas pessoas denominadas milionários, bilionários ganharem milhões em somente um mês, e pessoas passando fome na rua, sem aonde dormir, expostas a violência morando debaixo de uma ponte. Ninguém é melhor que ninguém, mas não é assim que a maioria das pessoas ricas pensam, pois elas são arrogantes, se acham superiores, melhores em relação aos outros porque tem um grande poder aquisitivo,mas isso não existe, todo mundo é igual.
Mesmo com a existência ainda de desigualdades, fomos obtendo direitos, com o dia do trabalhador em Maio como é citado no poema. As horas da carga de trabalho diminuíram muito em relação a anos atrás, existe sim a questão de diferença de classes sociais, mas de uma forma mais amena.

3 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Karla,

Consideras o "Dia Internacional do Trabalhador" um direito!?

Pensemos...

Por que há, afinal, esse dia!?

Abraço,

Prof. Donarte.

karla saraçol disse...

Acho que se fores pensar, não deixa de ser um direito, pois é uma forma de "valorizar" o trabalho, de mostrar a importância dos trabalhadores.Existindo assim, para reconhecer todos aqueles que de uma forma ou de outra,trabalham!

Abraço,Karla.

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Pois é, Karla, é que certa vez ouvi a seguinte máxima: "Só as pessoas que, de certa forma, são exploradas é que tem o 'seu dia'"... Já parou para pensar sobre isso!? Dia da Mulher, Dia do Índio, Dia da Consciência Negra, Dia do Trabalhador, etc. É uma possível forma de ver e criticar a questão! Dito de forma inversa: não há o Dia do Homem, o Dia do Branco, o Dia do Empresário, etc., entende!? Então, inventar um dia para o trabalhador não é lhe conferir um direito. É apenas confessar que, de certa forma, ele é explorado, e, reconhecer isso ao ponto de, ao estilo pedido de “desculpa” dar-lhe um dia!

Mas continuemos a pensar sobre isso!

Abraço,

Prof. Donarte.