terça-feira, 15 de setembro de 2009

3º trimestre:

Caros estudantes,

Em virtude das férias prolongadas, que se deveram ao novo vírus, o A H1N1, nosso processo avaliativo pode estar meio confuso na cabecinha de vocês. Então, além de ter falado em sala de aula, vou colocar aqui também, para que, assim, vocês vejam com mais clareza o que estará sendo pedido e os “pesos” de cada atividade.

Será como segue:

- um “tema de casa” grande: o texto sobre a “relação entre os tipos de Revolução Industrial” (peso: 2 pontos).

- 1º produção textual: redação geográfica sobre o filme “The Story of Stuff” (A História das Coisas) (peso: 4 pontos).

- 2º produção textual: prova (peso: 4 pontos).

- 3º produção textual: recuperação da prova (que recupera os 4 pontos da prova).

Assim fechamos os 10 pontos.

Notem que o que estamos fazendo, nada mais é do que treinar a nossa competência de escrita, tendo, é claro, a Geografia por fundo. Então, todas as atividades produzidas devem ser postadas no blog.

O estudante deve se desafiar a escrever/ argumentar sempre mais e melhor! Os argumentos devem ser coerentes e não podem ser ingênuos (lembrem o que escutamos do Prof. Dr. Valter Maestro: “argumentações que não são profundas, recebem menor pontuação pelos avaliadores do ENEM; e o critério de desempate é a redação!”).

A pesquisa deve ser parte integrante deste processo. O desafio é nunca deixar uma dúvida, curiosidade ou pergunta em aberto. Nisso, a Internet, usada de forma crítica, pode nos ajudar. Claro! Os livros deverão ser consultados e devem ter a prioridade.

Seria interessante, ainda, que cada estudante lê-se e comentasse o texto do outro. Assim, poderíamos desencadear um processo de diálogo/ debate/ discussão!

É isso aí!

Espero ter sido claro!

Para qualquer dúvida, estou à disposição!

Abraços,

Prof. Donarte (Geografia).

Nenhum comentário: