terça-feira, 15 de setembro de 2009

Relações entre as Revoluções

A Primeira Revolução Industrial no ponto de vista político-econômico é conhecida como "clássica ou original", marcada pela invenção de máquinas à vapor, a utilização de carvão como combustível, o êxodo rural, a musança de manufatura para maquinofatura, a mudança do poder central da nobreza para a burguesia, início do trabalho assalariado e com muitas revoltas dos operários.
A Segunda Revolução Industrial se expandiu pelo mundo inteiro. No ponto de vista político-econômico é conhecida como "planificada ou socialista", marcada pelo petróleo como combustível, o que deu mais potência aos motores. A sociedade consome muito hoje em dia, cada vez mais abrem novas indústrias, muitas máquinas para produzir mais rápido, empresas riquíssimas, diferente das indústrias do século XVIII. Já na terceira no ponto de vista político-econômico é conhecida como "tardia, periférica ou retardatária". O desenvolvimento da ciência e da tecnologia foi enorme , ao ponto de criar, atémesmo, uma quarta revolução que é caracterizada pela informação.
Como vimos nas demais revoluções industriais, vemos como o mundo se desenvolveu, homem produzindo com necessidade de máquinas e cada vez mais sendo substituído.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Certo! Já havias fala sobre vários desses elementos...