terça-feira, 8 de setembro de 2009

Revoluções Industriais, semelhanças à parte.

Revoluções Industriais, semelhanças à parte.

O mundo é feito de perguntas, e não de respostas. Várias mudanças são feitas de revoluções. As chamadas Revoluções Industriais causaram uma tremenda reviravolta e espantosa evolução no Planeta Terra, trazendo consigo fatores extremamente determinantes e característicos que perpetuam até hoje.

Numa época em que o modo-de-produção era totalmente artesanal e manufaturado, que não se tinha um conceito fixo e totalmente definido de capitalismo, a Primeira Revolução Industrial ( ou Revolução Industrial Clássica) estoura, trazendo consigo - e agora sim- um modo-de-produção capitalista e maquinofatureiro. As então máquinas, movidas a vapor(carvão), passariam a fazer o serviço humano. Já que essas tais máquinas trabalhavam sem parar - gerando uma produção em série - e tinham pequenos custos, foi rápido que os donos da indústrias tiveram a ideia de demitir funcionários, que não rendiam e geravam mais despesas. O êxodo rural também acabou por desencadear devido as industrias ficarem nos crescentes centros urbanos e não no interior.

Houve ainda mais três Revoluções Industrias: 2ª, 3ª e 4ª. Todas chegaram desenvolvendo ainda mais o mundo. Respectivamente, essas outras 3 revoluções “brotaram” com: o uso do petróleo; avanço técnico científico e avanço informacional.

Agora vem a explicação do “porque” do terceiro parágrafo ser tão pequeno: Creio que a Revolução Industrial Clássica - assim como o primeiro filme de uma coletânea – é a “melhor” ou mais “importante”, uma vez que foi ela que deu mais intensamente um grande empurrão ao processo de desenvolvimento de nosso mundo, num modo político e econômico. Mas, finalmente, escrevo estes últimos períodos para anexar as ideias contidas na segunda e terceira estrofes. Para mim, o dinheiro é a grande relação entre todas as Revoluções. Observe que a “moeda” é uma consequência do Capitalismo, que é derivado da palavra “capital” ,que , por sua vez, significa riqueza financeira ou, até mesmo, dinheiro e que todo esse processo que envolve a obtenção dessa “moeda” funciona constantemente. No ciclo capitalista fica mais ou menos assim: lucrar com trabalho => mais trabalho para ter mais lucro => criação de outros mecanismos para facilitar na produção e nas despesas... e ter ainda mais lucro! Um ciclo vicioso que vem desde a metade do Século XVIII e que não muda de forma ou conceito, apenas traz consigo ainda mais fatores que o faça aumentar ainda mais, mais, mais e mais...






Texto editado devido solicitação do professor!

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Rafael,
Reveja os seguintes conceitos:

“manufatura”
desenvolvimento
dinheiro, moeda e capital

No aguardo,

Prof. Donarte.