terça-feira, 15 de setembro de 2009

Revoluções Industriais

As duas principais mudanças ocorridas na Primeira Revolução Industrial são o surgimento da máquina à vapor e o êxodo rural. A produção deixa de ser artesanal e passa a ser maquinofaturada, o que acelera muito mais a produção, as máquinas acabam substituindo os trabalhadores, que migram para os grandes centros urbanos em busca de trabalho e melhores condições de vida. Surge aqui a relação entre o patrão e o empregado, porque o meio de produção começa a ser controlado por algumas pessoas.
A Segunda Revolução Industrial tem como principal característica o seu direcionamento voltado a pesquisas e criação de novas tecnologias para aceleração do processo produtivo. Surgiram o petróleo, o motor à combustão, a utilização do aço e o uso da àgua na geração de enernia elétrica.
Durante a Terceira revolução, todos os conhecimentos obtidos em pesquisas são voltados para o desenvolvimento industrial. As atividades que mais se destacam são a produção de computadores, softwares e chips. Surge também a robótica.
Nos encontramos rumo a Quarta Revolução, onde máquinas podem extrair a matéria prima e fazer a distribuição do produto. O trabalho humano é quase todo substituído pelas máquinas, o que amplia muito mais o desemprego. Podemos dizer que isso acontece pois, quando maior a demanda de produtos, maior é a tecnologia necessária para que seja feita a produção. Como vivemos em uma sociedade baseada no consumo, estamos sempre querendo mais produtos, então podemos concluir que sempre precisaremos de mais e mais tecnologia, fazendo com que o número de Revoluções Industriais só aumente.