terça-feira, 15 de setembro de 2009

Recuperação da prova, valor:4 pontos

O mundo em que vivemos atualmente é marcado pelas ideologias revolucionárias dos burgueses do século XVIII. Nosso modo de viver e pensar são completamente influenciados por suas idéias. Quando vemos na televisão que a polícia liberta trabalhadores escravos praticamente todos os dias, ficamos indignados, mas a verdade é que os burgueses não tivessem idealizado a liberdade individual, ainda acharíamos isto normal.
A Primeira Revolução Industrial revolucionou o modo de viver das pessoas, o espaço urbano e rural sofreu uma grande modificação. Milhares de agricultores migraram para o perímetro urbano em busca de emprego. Esta massa de trabalhadores não possuía direitos perante seu empregador e a lei. Trabalhavam 16 horas por dia, sem as mínimas condições de trabalho, ganhavam salários baixíssimos, mulheres e crianças também eram empregadas e exploradas. Diante de todas estas imposições, os trabalhadores se organizaram em forma de sindicatos, exigindo, através deles, melhores condições de trabalho. Foi nesta época que o trabalho infantil foi abolido e a jornada de trabalho estipulada.
Durante a Segunda e Terceira Revoluções Industriais novas fontes de energia foram exploradas, a potência das máquinas foi otimizada com o uso de petróleo. Esta investigação e exploração da ciência, que ocorreu principalmente durante a Terceira Revolução Industrial, nos disponibilizam, atualmente, inovações tecnológicas maravilhosas que nos proporcionam uma facilidade incrível de comunicação e em virtude disso muitos historiadores e filósofos consolidam uma Quarta Revolução Industrial.
Economicamente a relação entre dominantes e dominados não sofreu muitas alterações, continuamos sendo empregados e prestando contas aos empregadores. Nossas mentes são totalmente influenciadas pelas jogadas de marketing das empresas multinacionais, em virtude deste poder de persuasão o poder mundial ainda permanece nas mãos dos burgueses.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Estimado Ricardo,

Até posso concordar que o mundo no qual vivemos “é marcado pelas ideologias revolucionárias dos burgueses do século XVIII”. Mas, concordo com isso apenas se isso estiver querendo dizer que o mundo de hoje é marcado porque “recebeu as marcas”, marcas que já foram feitas, ou seja, trata-se do passado que, de certa forma, manifesta-se e é perceptível também hoje. Dito de outro modo: atualmente, a ideologia que é presente não é mais a do século XVIII, ela se travestiu com ouras roupas, está disfarçada com a roupa da tecnociência e um projeto de felicidade baseado no consumo...

No mais, sobretudo a parte final de teu texto, achei tudo muito interessante!

Abraço,

Prof. Donarte