domingo, 13 de setembro de 2009

Revoluções Industriais

A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra no final do século XVIII início do século XIX, logo mais outros países como França, Bélgica, Holanda, Rússia, Alemanha e Estados Unidos ingressaram nesse novo modelo de produção industrial. Essa revolução ficou caracterizada por duas importantes invenções que propunham uma reviravolta no setor produtivo e de transportes, a ciência descobriu a utilidade de carvão como meio de fonte de energia e a partir daí desenvolveram a máquina a vapor e dinamizar o transporte de matéria-prima, pessoas e distribuição de mercadorias.

Na Segunda Revolução Industrial o uso da energia elétrica, o uso do motor á explosão, os corantes sintéticos e a invenção do telégrafo estipularam a exploração de novos mercados e a aceleração do ritmo industrial. Vários cientistas passaram a se debruçar na elaboração de teorias e máquinas capazes de reduzir os custos e o tempo de fabricação de produtos que pudessem ser consumidos em escalas cada vez maiores. O petróleo passou a estabelecer um ritmo de produção mais acelerado.

















Logo após a Segunda Grande Guerra, a economia internacional começou a passar por profundas transformações. Elas caracterizam a Terceira Revolução Industrial, engloba mudanças que vão muito além das transformações industriais. Essa nova fase apresenta processos tecnológicos decorrentes de uma integração física entre ciência e produção, também chamada de revolução tecnocientífica. Os avanços da robótica da engenharia genética são incorporados ao processo produtivo, que depende cada vez menos da mão-de-obra e cada vez mais de alta tecnologia, pautada por um princípio básico: a produção deve combinar novas técnicas com máquinas cada vez mais sofisticadas, a fim de produzir mais com menos recurso e menos mão-de-obra.























Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Taís, Taís...

Eu queria um texto TOTALMENTE teu, sem cópias...

Veja aqui uma coisa: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080905082829AAG997R

Arque com a nota...

Abraço,

Prof. Donarte.