sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Revoluções Industriais

Na primeira Revolução Industrial, o carvão era a principal matéria, pois sem o carvão não tinha como mover as máquinas a vapor, caldeiras, e outros Instrumentos de trabalho da época.
Na revolução seguinte, a segunda revolução industrial, as máquinas a vapor foram aposentadas e mudando o material, do carvão para derivados do petróleo, dando mais força e velocidade para as máquinas, assim produzindo mais nas fábricas e baixando o custo do material vendido.
A Terceira revolução Industrial, não é muito bem um material, mas sim a junção de todas as ciências, unindo umas nas outras, iniciando um período de rotação de usos e costumes, enfim, todos os ramos de conhecimento humano.
Na Quarta Revolução Industrial foi o começo das máquinas supermodernas, que nas primeiras revoluções nem se tinha imaginado, hoje a visão de mundo é cada vez menor, ao contrário de antigamente que uma mensagem levaria dias para chegar ao seu destino. agora com os computadores podemos falar em tempo real com uma pessoa no outro lado do mundo, com uma mensagem chegando ao mesmo instante, podemos transferir imagens, músicas e vídeo.
Em cada revolução industrial, necessita-se de algo, ou alguma matéria para acontecer, nas duas primeiras, são matérias, que são o carvão e os derivados de petróleo, na terceira e na quarta não são matérias, mas sim a informação e a ciência.

4 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Marcelo,

Duas coisas:

i) segundo os marxistas (aqueles que leem os escritos de Marx e Engels – também chamados de “materialistas”), a Ciência (com “c” maiúsculo) – que eu não acredito que exista: acredito, sim, em “ciências” (com “c” minusculo) – é concreta. Ou seja, para estes pensadores, a ciência é bastante concreta, porque se realiza na esfera do fazer humano. O que tu achas disso!?

ii) a informação é concreta!?

iii) como fica a relação “tecnologia” e “industrialização” que está presente em teu texto?

Abração,

Prof. Donarte.

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Hehehe! Eram três coisas...

Marcelo Amaral Barcelos disse...

I) o que seria a Ciência (com "c" maiúsculo)?

II)Eu acredito que seja concreta

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Marcelo,

Ciência, com "c" maiúsculo é termo usado para se referir a uma ciência das ciências... Ou seja, a “mãe” das ciências que, neste caso, deveria ser chamada de Ciência. Para os marxistas a Filosofia, especificamente a marxista, seria essa Ciência! Eu, de minha parte, acredito em ciências com “c” minúsculo. Ou seja, várias ciências: Geografia, História, Arqueologia, Paleontologia, Física, Química, Biologia, Geologia, etc. Entende!? É que tem gente por aí que acredita numa Ciência única, o que eu acho difícil de sustentar...

Só escrevi estas, digamos, “provocações, porque tu escrevestes o seguinte:

“Em cada revolução industrial, necessita-se de algo, ou alguma matéria para acontecer, nas duas primeiras, são matérias, que são o carvão e os derivados de petróleo, na terceira e na quarta não são matérias, mas sim a informação e a ciência.”

Como odes ver, tu utilizas a palavra “ciência”, e eu queria saber qual é o entendimento que tu tens dela... Era só isso (sorriso)!

Em se tratando de “informação”, porque acreditas que ela seja concreta!? Tu podes pegar (agarrar, apalpar) a informação!? A informação tem massa, do ponto de vista da Física!? Parece-me que não... Vejamos: “pesando-se”, em uma balança de precisão, um CD virgem (sem qualquer informação) temos uma massa X. Em seguida, ao gravar uma série de informações no mesmo CD, músicas, por exemplo, e ao se medir, novamente, a massa do mesmo, ver-se-á que a massa permanece a mesma, não muda! Logo, a “informação” gravada no CD não é concreta, pois, não tem massa, é, na realidade, virtual... Concordas, ou não!?

Continuemos a pensar...

Abração do prof.,

Donarte.