terça-feira, 15 de setembro de 2009

Diversas Revoluções

A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra no final do século XVIII início do século XIX, logo mais outros países como França, Bélgica, Holanda, Rússia, Alemanha e Estados Unidos entraram nesse modelo de produção industrial. Essa Revolução ficou caracterizada pela descoberta da utilidade do carvão como meio de fonte de energia, surgindo também a máquina a vapor e a locomotiva.
Esses desenvolvimentos ajudaram na distribuição de matéria prima, mercadorias e etc. As oficinas de artesões foram sendo substituídas por fábricas e as ferramentas por novas máquinas, passaram-se a utilizar também o carvão, a eletricidade e o petróleo. Logo após ocorreu a Segunda Revolução Industrial que iniciou segunda metade do século XIX, que trouxe também vários desenvolvimentos na indústria química, elétrica, de petróleo e aço. Ocorreu também o desenvolvimento do avião, produção em massa de bens de consumo. Tudo isso trouxe a exploração de trabalho, em que pessoas trabalham horas, para ganhar apenas um salário mínimo, isso gerou conflitos entre indústrias e trabalhadores.
A Terceira Revolução Industrial, diferente das duas anteriores, trás consigo mudanças muito além das transformações industriais, o processo produtivo depende cada vez menos de mão de obra e cada vez mais de tecnologia, máquinas cada vez mais sofisticadas, produzindo mais com menos recursos.