terça-feira, 15 de setembro de 2009

Prova

Questão 2)

Adolescentes atuais, comparados aos de quarenta anos atrás não eram tão favorecidos em termos de tecnologia e informação. Eu, como parte integrante dessa juventude da tecnologia, não paro para pensar no quanto se pode armazenar de arquivos e derivados em um minúsculo utensílio chamado pendrive. Onde posso guarda em meu bolso, todo conhecimento adquirido em uma aula ou qualquer outra coisa.
E é assim que nos encontramos nos tempos atuais e nos próximos que seguirão. Cada vez mais o homem irá buscar novas formas de diminuir os espaços. Diminuir os carros, os celulares... Diminuir a natureza e a biodiversidade do planeta Terra. O que consequentemente provocará uma auto destruição de nós mesmos. Por ser um animal racional se acha no direito de modificar todo o ciclo de vida da Terra. Mas quem realmente são os racionais?
É claro que isso é meio contraditório de se dizer, principalmente vindo de uma adolescente manipulada pelo consumismo doentio. Muitos adultos crêem que nós, juventude do século XXI é inconseqüente e não pode utilizar toda a informação que nos é mostrada e penetrada em nossos cérebros. E em parte é isso mesmo. São-nos mostradas tantas coisas, tantas "formas" de vida, que acabamos sem rumo e desorientados. Critica-se o jovem, mas e os adultos? Aqueles que vivem a base de uma sociedade onde o mais forte destrói o mais fraco. Onde vemos a ambição a principal locomoção mundial. Onde se fazem guerras em busca de dinheiro e poder. Como querem que nós sejamos diferentes dessa sociedade, se só temos ela como exemplo?
Tudo isso é fruto da história humana. Nunca conseguiremos uma sociedade perfeita, pos nós humanos não somos perfeitos. Acredito sim que o mundo cada vez mais irá se modificar, onde as coisas ficarão menores com o objetivo de caber mais, assim produzindo mais e lucrando mais. O que eu espero é que essa compactização das coisas possa modificar coisas que são ápteis a serem compactadas, não forçando coisas, seres, vidas, planetas a serem o que não são.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Flávia,

Concordo com o fato de que forçamos as coisas a "serem o que não são"... Muitas vezes as coisas têm outro fim do que aquele que damos para elas... Isso recebe alguns nomes, tais como, exploração e consumismo; coisas com as quais estamos tão acostumados que nem nos apercebemos quando estamos exercendo...

Abraço,

Prof. Donarte.