domingo, 13 de setembro de 2009

A Energia e as Revoluções

Historicamente temos duas Revoluções Industriais, mas tecnicamente, segundo alguns filósofos, pensadores, professores de geografia (não é?), etc, já estamos na quarta. Essa que nos faz armazenar tudo o que pudermos, tudo o que soubermos. A informação. Porém junto com ela temos a nanotecnologia que utiliza a energia, descoberta durante o processo do conjunto das Revoluções.
Analisando desde a primeira revolução até a em que estamos vivenciando hoje podemos notar a presença de alguma forma de energia. Dês de a primeira revolução, onde o motor a vapor (ou máquina a vapor) tomou conta do modo de produção, até hoje, onde a informação tomou conta de tudo o que cruzou seu caminho.
A máquina a vapor é utilizada até hoje em reatores nucleares, por exemplo, para produção da energia elétrica. E com ela veio a descoberta do carvão como um elemento utilizado para fornecer a energia da mesma.
Temos também como produtor de energia o petróleo, que surgiu com a segunda Revolução Industrial e que é utilizado até hoje como combustível para os automóveis. O petróleo podia ser extraído do carvão, que era um meio de energia da primeira Revolução.
Se formos parar para analisar todas as formas de energia das diversas revoluções perceberemos uma ligação entre todas. Ambas são utilizadas até hoje e uma foi a evolução da outra. Na primeira Revolução temos o carvão, na segunda Revolução temos o petróleo, na terceira temos a tecnociencia e, por fim, na quarta Revolução temos a informação. A cada Revolução, uma descoberta e, a cada descoberta, uma nova forma de energia.
Outra grande semelhança entre ambas é a eficácia. São tão eficazes que quanto mais se descobre, mais cidadãos perdem o emprego. As diversas formas de energia fizeram com que o ser humano não necessitasse mais de esforço para a produção de qualquer bem que precisasse. Tanto é que hoje não precisamos mais de atendentes em estacionamentos de shoppings, não precisamos sair de casa para comer, não precisamos sair de casa para fazer alguma compra não exterior! A eficácia é tão grande que estamos virando sedentários, estamos virando escravos da energia, e não temos mais como voltar atrás. Afinal, se mexer é uma das coisas que o ser humano tem deixado de lado de uns tempos pra cá.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Penso - como prof. de Geografia que sou (sorriso) - que é isso, sim!

Abração,

Donarte.