terça-feira, 15 de setembro de 2009

Produção textual-recuperação da prova

No poema "O Poeta-operário" mostra como os operários eram explorados pelos patrões, como se "sacrificavam"trabalhando nos fornos que tempera ferro em brasa, para receberem pouquíssimo, mostra também o quanto eles eram empenhados no trabalho.
O poema "Meu Maio" se relaciona com o outro poema em vários termos. No primeiro dia do mês de maio se comemora o dia do trabalhador, fala que os operários, que se manidestavam para terem feriados, pois trabalhavam de segunda à segunda. Na Revolução Industrial houve muitas revoltas para diminuirem o horário de trabalho para todos, principalmente de mulheres e crianças. Na imagem mostra que todos eram "iguais", não havia diferença entre homens, mulheres e crianças, todos tinham que trabalhar igual, o mesmo cargo horário para todos.
Os poemas e a imagem se relacionam pelo fato de falarem de operários, mostrando como eram explorados, tratados iguais pelos patrões e que até "gostavam" do trabalho. Mostra também a revolta dos trabalhadores pata tentarem um feriado, já que são tão importantes para o mundo.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Mariana,

Dizes que “os poemas e a imagem se relacionam”... Que imagem?! Todos os teus leitores vão entender o que estás querendo dizer!? Ah! Mais uma coisa... Quais as tuas impressões da tela Operários de Tarsila do Amaral!?

Abraço,

Prof. Donarte.