terça-feira, 15 de setembro de 2009

Recuperação - produção textual

Questão 4

No primeiro poema (O Poeta operário), podemos perceber a exploração que sofriam os trabalhadores. O poeta chega a se comparar a uma fábrica, de tão grande que é a quantidade de trabalho que realiza e pelo tamanho esforço que deve fazer, sem falar nas péssimas condições de trabalho.
No segundo poema, vemos a luta dos operários e camponeses pela melhora nas condições de trabalho e por leis e direitos trabalhistas. Podemos interpretar também a grande conquista alcançada pelos operários, o Dia Internacional do Trabalhador, primeiro de maio.
A pintura de Tarsila do Amaral pode ser vista como uma pirâmide da sociedade, onde na base temos os trabalhadores e no topo a burguesia. Se analisarmos a pintura, veremos que quanto mais perto do topo, mais pessoas da cor branca temos e menos pessoas de qualquer outra etnia.
Todas essas obras tratam do mesmo assunto, a exploração do trabalhador, que teve início na época da Revolução Industrial. Com o surgimento das máquinas à vapor, a produção aumentou muito, assim como as jornadas de trabalho. Os operários não tinham qualquer privilégio e pouco descanso, assim, se organizaram em grupos e formaram o Sindicato dos Trabalhadores, que tinha como principal objetivo a criação de leis trabalhistas que acabassem com a grande exploração e desse mais direitos aos trabalhadores. Até hoje, muitas conquistas foram alcançadas, como o salário mínimo, as férias, o seguro desemprego e muitos outros, mas mesmo assim, ainda existem pessoas que são exploradas e não desfrutam dessas leis e privilégios por falta de melhor oportunidade de trabalho. Apesar de termos chegado muito longe, não podemos dizer que as coisas mudaram tanto assim.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Caroline,

Procure ver a tela de Tarsila na Internet, colorida...

Acho difícil sustentar a presença da burguesia, ainda que no topo da pirâmide...

Pense melhor...

Abraço,

Prof. Donarte.